MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Equipe Tucanus da Senai Friburgo ganha prêmio de melhor design em maior festival de robótica do país

Evento contou com cerca de dois mil competidores de escolas públicas e privadas de 20 estados brasileiros

Por Kessia Coutinho
04/03/24 - 12:23
Equipe Tucanus da Senai Friburgo ganha prêmio de melhor design em maior festival de robótica do país  Equipe Tucanus do Senai de Nova Friburgo recebe prêmio no Festival Sesi de Educação, em Brasília | Foto: Divulgação/Firjan Senai

A equipe Tucanus do Senai de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, recebeu o prêmio 'Imagery Award in Honor of Jack Kamen' na categoria 'First Robotics Competition (FRC)', o prêmio do melhor design apresentado entre as 60 equipes participantes da modalidade no Festival Sesi de Educação, realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

Essa foi uma competição entre robôs industriais que podem chegar a pesar 56kg e ter 1,2m de altura.

Equipe do Senai Friburgo durante a participação no torneioEquipe do Senai Friburgo durante a participação no torneio | Foto: Divulgação/Senai Firjan

A equipe, que tem entre 15 e 18 anos, recebeu o prêmio por conta da confecção de uma guitarra que funciona como controle remoto para as funcionalidades de um robô.

O instrutor de educação profissional, Romulo de Jesus Costa, técnico da Tucanus, explicou que a inspiração para a guitarra veio da própria temática da FRC deste ano: 'Crescendo', que associa a arte e a robótica:

A gente alinhou a leitura de uma partitura para quem toca violão ou guitarra e o mapeamento das teclas, fazendo com que elas controlassem o robô.

Acionados, os equipamentos se movem e conseguem lançar argolas, que representaram cada uma das notas musical. Clique neste link para conferir o funcionamento do desafio deste ano.

João Victor Penin, da equipe Tucanus, falou sobre a ideia de criar o instrumento:

Além dos integrantes do grupo serem músicos, eles tinham uma facilidade maior com o controle. A gente também tem uma guitarra que tem tudo a ver com a temporada [da competição], que remete a arte e a música, então, a guitarra tem tudo isso e a gente conseguiu defender o nosso ponto de vista com o instrumento.

João Victor integrante da equipe Tucanus com a guitarra criada para a competiçãoJoão Victor integrante da equipe Tucanus com a guitarra criada para a competição | Foto: Divulgação/Senai Firjan

O maior torneio de robótica do país foi realizado entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março e contou com a participação de cerca de dois mil competidores de escolas públicas e privadas de 20 estados brasileiros.

Cinco unidades Firjan Senai Sesi participaram da competição, com 74 estudantes.

Além da Tucanus e da Alpha Technology, a Nine Tails, da Firjan Senai Sesi Resende também participou da modalidade FRC.

Já na First Lego League Challenge (FLLC), que reuniu 100 equipes competidoras, participou a Fênix Robots, da Escola Firjan Sesi São Gonçalo.

Já na First Tech Challenge (FTC), competiram a Ragnarök, de Macaé, a Tech Fênix, também de São Gonçalo, e Alpha Byte, de Jacarepaguá.

O diretor de Educação e Cultura da Firjan Senai Sesi, Vinicius Cardoso, ressaltou a importância do investimento e da participação das equipes em eventos de grande porte e exigência, como o Festival Sesi de Educação:

Os alunos são estimulados a desenvolver as suas habilidades técnicas, em níveis comparados com os melhores do Brasil, e socioemocionais, para suportar pressões inerentes a competições. Além disso, os estudantes tiveram contato com outras escolas, formando redes de amizade e de colaboração profissional para o futuro.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.