MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Campanha Maio Amarelo: tema 'Paz no trânsito começa por você' chama atenção para responsabilidade do cidadão

Brasil é o terceiro país que mais registra mortes por acidentes no mundo, segundo a OMS

Por Erika Amaral
08/05/24 - 10:31
Campanha Maio Amarelo: tema 'Paz no trânsito começa por você'  chama atenção para responsabilidade do cidadão Acidentes de trânsito estão entre as principais causas de mortes no Brasil | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A campanha Maio Amarelo 2024, um movimento internacional pela paz nas ruas e avenidas, foi lançada pelo Ministério do Transporte, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), na última quinta-feira, 2, em Brasília.

O tema deste ano, ‘Paz no trânsito começa por você’, foi escolhido por meio de voto popular com o objetivo de promover a conscientização e reduzir acidentes e mortes.

A campanha chega à 11ª edição com foco na responsabilidade de cada cidadão na promoção da segurança viária.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país que mais registra mortes no trânsito. Ficando atrás apenas da Índia e China.

Maio amarelo: 'Paz no trânsito começa por você'Maio amarelo: 'Paz no trânsito começa por você' | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Além disso, os últimos dados do Ministério da Saúde, de 2022, sobre monitoramento de internações e mortes, mostram que 34 mil pessoas morreram no país em razão de acidentes com veículos.

No mesmo ano, foram contabilizadas 212 mil internações, gerando um custo de R$ 350 milhões para o setor. Essa é a oitava principal causa de mortes dos brasileiros.

Durante o lançamento da campanha em Brasília, a secretária nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, destacou que “jovens de 20 a 29 anos, principalmente os homens, morrem seis vezes mais que as mulheres em acidentes de trânsito”.

São números altos que não fogem à realidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Segundo o Corpo de Bombeiros, no mês de março, a cidade chegou a registrar mais de dois acidentes por dia, foram 64 ao total.

Em março, o município registrou, em média, mais de dois acidentes por dia, como esse que aconteceu na Via ExpressaEm março, o município registrou, em média, mais de dois acidentes por dia, como esse que aconteceu na Via Expressa | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Para tentar amenizar esse quadro, a prefeitura, por meio da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), lançará ainda neste semestre, o plano municipal de acessibilidade urbana.

Também está prevista a distribuição de material didático sobre o tema para toda a rede municipal de ensino e outras que quiserem aderir à campanha nas escolas.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.