MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo: CPI da Saúde começa a ouvir depoimentos nesta sexta-feira

Primeiros convocados para as oitivas são as nutricionistas do Hospital Raul Sertã e da Global Trade

Por Matheus Oliveira
04/04/19 - 11:29 | Atualizada em 05/04/19 - 12:29
Nova Friburgo: CPI da Saúde começa a ouvir depoimentos nesta sexta-feira Depoimentos marcam início de fase importante da CPI da Saúde em Nova Friburgo | Foto: João Luccas Oliveira

A CPI da Saúde, instaurada na Câmara de Vereadores de Nova Friburgo, na Região Serrana Fluminense, chega em uma fase decisiva com o início das oitivas previstas para acontecer na próxima sexta-feira, dia 5 de abril. As primeiras convocadas a depor na Comissão serão as nutricionistas da prefeitura e da empresa Global Trade Indústria, a partir das 9h.

De acordo com o Legislativo friburguense, o calendário de oitivas prevê que a CPI irá escutar os depoentes nos dias 5, 8, 10, 12, 15 e 17 de abril. Os nomes das pessoas que vão depor não podem ser divulgados porque nem todos foram notificados.

O relator da comissão parlamentar, Zezinho do Caminhão (PSB), falou sobre os trabalhos dos vereadores friburguenses. “As oitivas serão abertas ao público com o intuito de dar mais transparência ao nosso trabalho. Assim se evitam manobras para que os trabalhos fiquem travados. Disse desde o começo que esta CPI não acabará em pizza”, afirma.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Entenda o que é uma CPI e qual a importância dela

Em que etapa está a investigação da CPI da Saúde de Nova Friburgo?


“No momento, estamos tendo dificuldade em obter documentos da Global Trade e aguardando a decisão da juíza sobre o pedido de busca e apreensão dos documentos na sede da empresa [Global Trade]. Presumimos que eles não querem entregar estes documentos. Além disso, os advogados da prefeitura também estão criando dificuldades para os vereadores. E cabe lembrar que a CPI não é contra a Global ou o Poder Executivo, pois estamos apenas investigando os contratos e não julgando ninguém. Se a investigação comprovar irregularidades, iremos apontar no relatório as medidas que devem ser tomadas pelos órgãos competentes”, destacam.

Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo afirma "que, de forma alguma, os dois advogados designados para acompanhar a CPI da Saúde atrapalhariam os trabalhos, uma vez que o Município não é o objeto da investigação". Ainda de acordo com o Executivo, "a intenção da Municipalidade é colaborar com a comissão na posição de interessada para garantir se o referido contrato teve a devida utilização dos recursos públicos".

CPI da Saúde

Vale lembrar que a CPI teve seu pedido de instauração apresentado no dia 5 de setembro de 2018 e foi aprovada por unanimidade no dia 13 do mesmo mês. A comissão investiga possíveis irregularidades em contratos firmados de forma emergencial entre a empresa Global Trade e a prefeitura da cidade.

Na primeira reunião de 2019, em 12 de fevereiro, os vereadores que integram a CPI aprovaram pedido de busca e apreensão de documentos na empresa investigada. De acordo com o relator da CPI, o vereador Zezinho do Caminhão (PSB), o pedido aconteceu, pois, diversos documentos foram entregues sem necessidade e os que foram solicitados não constavam na relação enviada pela empresa. Entre eles, estão notas fiscais referentes ao serviço de alimentação prestado em 2017 e 2018; relatórios de entrada e saída de alimentos; o contrato social da Global com todas as suas alterações; e ainda todos os documentos, incluindo notas fiscais relativas à reforma realizada em 2017 na cozinha do hospital municipal.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.