MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Presidente da Câmara de Nova Friburgo autoriza instauração da CPI do transporte público

Vereador Wellington Moreira decidiu pela abertura de comissão que investigará contrato com nova concessionária de ônibus; saiba os próximos passos

Por Matheus Oliveira
07/07/21 - 11:43
Presidente da Câmara de Nova Friburgo autoriza instauração da CPI do transporte público Câmara de Nova Friburgo vai instaurar CPI para investigar a contratação da Viação Itapemirim para prestar o serviço de transporte público na cidade | Foto: Arquivo/João Luccas Oliveira

O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo, vereador Wellington Moreira (PSL), na sessão realizada na última terça-feira, 6, decidiu pela instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a contratação emergencial de empresa prestadora do serviço de transporte público no município.

Na sessão, após a leitura do documento que pede a abertura da comissão, protocolado no dia 30 de junho, o presidente do Legislativo decidiu por autorizar a CPI.

O pedido para instauração da comissão tem como autores os vereadores Priscilla Pitta (Cidadania) e Maicon Queiroz (PSC), e também foi assinado por outros seis parlamentares: Ângelo Gaguinho (DC), Carlinhos do Kiko (PROS), Christiano Huguenin (MDB), Isaque Demani (PP), Joelson do Pote (PDT) e Vanderléa Abrace Essa Ideia (PP).

Segundo a assessoria do Legislativo friburguense, a CPI depende de trâmites e ainda não foi instaurada. Os blocos partidários precisam apresentar as indicações para compor a comissão até a próxima terça-feira, 13.

Na sequência, de acordo com a Câmara de Nova Friburgo, o presidente do Poder Legislativo escolherá, entre os indicados, os cinco nomes que vão compor a Comissão.

Depois disso, ele vai publicar, através de portaria, no Diário Oficial, a abertura da CPI com os nomes dos integrantes e a CPI será instaurada, com duração de 120 dias (quatro meses).

Segundo a assessoria da Câmara de Vereadores, os membros vão se reunir e escolher as funções de cada um, como presidente e relator.

Em seguida, os integrantes iniciarão as investigações, escolherão pessoas que serão convocadas a depor e poderão ainda requisitar documentos para o prosseguimento dos trabalhos.

Antes do fim da CPI, os parlamentares que a integram deverão apresentar um relatório final.

“Este relatório não será votado em plenário e irá direto para a Mesa Diretora. Caso haja necessidade, a Mesa Diretora encaminhará este documento para as autoridades competentes”, informa o Legislativo.

Contrato com a Itapemirim

Após convocação e análise de propostas para um contrato emergencial, a Prefeitura de Nova Friburgo assinou com a Itapemirim Group LTDA para a prestação do serviço de transporte coletivo na cidade.

O extrato de instrumento contratual foi publicado no Diário Oficial do Município, no dia 28 de junho.

De acordo com a publicação, o período do contrato é de 12 meses e a assinatura do documento ocorreu no último dia 22.

Ao Portal Multiplix, a prefeitura confirmou que o valor da tarifa terá redução dos atuais R$ 4,20 para R$ 4,15, a partir do início das operações da empresa na cidade.

Antes disso, a NovaFaol decidiu entregar o serviço, após não chegar a um acordo com a prefeitura e operar sob contrato emergencial.

A discussão entre a empresa e a prefeitura já se estende por mais de dois anos, mas não houve, mesmo com a interferência do Ministério Público, uma solução para o impasse. O Executivo municipal chegou a realizar duas licitações que, no entanto, não obtiveram êxito.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.