Programa de coleta seletiva começa a funcionar em Teresópolis
Rota dos bairros atendidos pela iniciativa já foi definida, assim como os locais dos ecopontos

Teresópolis, na Região Serrana do Rio, conta agora com um programa de coleta seletiva e novos locais com ecopontos. O “Recicla Terê – recicle, reduza, reutilize” foi apresentado na terça-feira, 30 de junho, e ontem já começou a funcionar.
A rota dos bairros atendidos pela iniciativa já foi definida e o galpão funcionará nos Três Córregos, no 2º distrito teresopolitano, no Centro de Triagem do Programa Municipal de Coleta Seletiva.
De acordo com a prefeitura, das 180 toneladas diárias de lixo produzidas na cidade, 130 são de origem domiciliar. O objetivo é conscientizar a população no reaproveitamento dos materiais descartados, contribuir com a preservação do meio ambiente e reduzir o volume de detritos enviado para o aterro sanitário.
Ainda segundo o Executivo, tanto o galpão onde estão montados os setores de recebimento e separação do material reciclável, quanto os equipamentos necessários para a operacionalização do programa, foram adquiridos através de Termo de Ajuste de Conduta entre Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a Cervejaria Petrópolis.
A prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, atua como interveniente. A coleta seletiva é realizada em parceria com a Associação de Catadores de Teresópolis e é retomada no ano em que se completa 10 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Confira os locais dos ecopontos:
- Rua Sloper – Feirinha
- Av. Presidente Roosevelt – Sesc, Hotel Alpina
- Rua Manuel Madruga – Praça Olímpica
- Av. Feliciano Sodré – Prédio Sede da prefeitura
- Av. Lúcio Meira, 375 – Prédio ADM prefeitura
- Rua Carmela Dutra – Secretaria de educação
- Est. Tere-Fri – Posto de gasolina (próximo ao Green Valey)
- RJ 130 (Estrada Terê-Fri) – Antiga rústica e Praça da escola
- Parque municipal Montanhas – Sede Santa Rita
- BR 116, Km 67 – Posto de Saúde de Pessegueiros
O que separar para a coleta seletiva
- Jornais, revistas, folhas e folhetos e caixa de papelão desmontadas.
- Latas limpas de bebidas e alimentos, panelas, parafusos e pregos, grampos e clipes, os objetos de ferro ou latão de aerossóis.
- Embalagens e utensílios como garrafas e potes, sacos e sacolas, baldes, canetas, brinquedos, canos, tubos e conexões PVC e radiografias.
- Garrafas, potes, plásticos vazios, copos e taças.
- Armazenar o óleo de cozinha em uma garrafa PET.
Rota de coleta
Rota da coleta seletiva nos bairros teresopolitanos | Arte: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis