MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Placas que imitam pegadas são instaladas para sinalizar trilha do Parque Estadual dos Três Picos

Trabalho teve a participação de voluntários, guardas, integrantes do Parnaso e equipes do Inea

Por Matheus Oliveira
29/11/21 - 15:12
Placas que imitam pegadas são instaladas para sinalizar trilha do Parque Estadual dos Três Picos Sinalização rústica tem o objetivo de orientar trilheiros da região | Foto: Divulgação/Inea

Uma ação liderada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu a sinalização rústica das trilhas que vão do Vale dos Deuses ao Vale dos Frades, no Parque Estadual dos Três Picos, na Região Serrana do Rio.

A iniciativa visa ajudar a orientar aventureiros a cuidarem das belezas naturais e da Mata Atlântica, e serve como um guia para os trilheiros, evitando que pessoas se percam ou que outros incidentes ocorram.

O trabalho na última semana contou com a participação de voluntários, de guardas do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), integrantes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) e da equipe da Superintendência de Dois Rios, do Inea Regional.

"Nós sinalizamos o Vale dos Deuses, no sopé (a parte inferior) dos Três Picos até o fim do Vale do São Lourenço, que passa pelo sopé do Caledônia e vai até o bairro Cascatinha", explica Vicente Lutz, do Inea.

Sinalização rústica com setas foi colocada nos Três Picos na última semanaSinalização rústica com setas foi colocada nos Três Picos na última semana | Foto: Divulgação/Inea

Pegadas

A sinalização rústica, que utiliza pegadas, foi desenvolvida pelo Inea e atualmente é o padrão de sinalização nacional para a Rede Brasileira de Trilhas.

Elas foram aplicadas em marcos já existentes, tais como: pontes, postes, cercas, porteiras, entre outros, e que provocam o menor impacto possível no local.

Segundo Vicente Lutz, a sinalização rústica também tem a vantagem de não poder ser depredada e permanecer aplicada por bastante tempo, além de ser de baixo custo.

“A APA de Macaé de Cima foi a primeira a ser sinalizada com as botas. Todas as trilhas do estado terão a sinalização rústica”, conclui.

Grupo que colocou sinalização em trilhas da Região Serrana contou com voluntários, integrantes do Parnaso e superintendentes do IneaGrupo que colocou sinalização em trilhas da Região Serrana contou com voluntários, integrantes do Parnaso e superintendentes do Inea | Foto: Divulgação/Inea

APA

A sinalização na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Macaé de Cima foi colocada no início de novembro, no percurso da Trilha de Longo Curso.

O trajeto vai desde o bairro Theodoro, na rodovia RJ-116, no limite entre os municípios de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, até o km 14 da RJ-142 (estrada Serramar), totalizando 33 quilômetros de percurso.

Com 35.037 hectares de área, a APA Estadual de Macaé de Cima foi criada para preservar sobretudo as bacias dos mananciais existentes na região (rios Macaé de Cima, Bonito, das Flores, Santo Antônio e demais afluentes), além de conservar remanescentes da vegetação da Serra do Mar.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.