MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Parque Natural Montanhas de Teresópolis ganha nova trilha Vidocq Casas

O local tem quatro pontes de madeira que passam por campos e florestas, além de uma panorâmica

Por Isadora Jaron
05/08/20 - 09:00
Parque Natural Montanhas de Teresópolis ganha nova trilha Vidocq Casas Início da trilha que leva o nome do poeta e ambientalista Vidocq Casas | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, ganhou mais uma trilha que recebe o nome do poeta e ambientalista Vidocq Casas. O local ficou um período fechado, devido a pandemia do novo coronavírus, mas voltou a receber visitantes para caminhadas e contemplação.

A nova trilha dá acesso ao bairro Granja Florestal. São quatro pontes de madeira e que permitem aos trilheiros se encantarem com a exuberância da floresta e se deslumbrarem com a vista panorâmica de várias montanhas.

“A trilha foi construída com técnicas de manejo internacional, sem custos para os cofres públicos, e é um presente de aniversário para o Parque Municipal, que no dia 6 de julho completou 11 anos de criação. Ela recebe o nome do poeta e ambientalista Vidocq Casas. Ele foi servidor da Prefeitura e criador da Área de Proteção Ambiental da Pedra da Tartaruga, onde hoje temos o maior parque municipal do Brasil. É uma honra fazer essa homenagem a um homem visionário, que sempre lutou pela preservação da natureza”, disse o Prefeito Vinicius Claussen.

Na inauguração no último sábado, estiveram presentes os filhos do ambientalista Vidocq Casas, falecido em outubro do ano passado. Liliane Xavier e Vidocq Casas Filho, e a neta Giulia Caminha representaram a família do homenageado no lançamento da nova trilha.

“É o reconhecimento de um trabalho de muitos anos de meu pai, que foi ecologista, poeta e pintor. Ele não nasceu em Teresópolis, mas tinha um amor profundo pela cidade e sempre mostrou o valor da natureza. Todas as áreas de preservação ambiental do município foram criadas por ele, na visão de preservar essas áreas e seus ecossistemas para as gerações futuras”, destacou Liliane.

Liliane e a irmã, Cássia Cristina Cunha, presidem o Movimento Conservacionista Teresopolitano (MCT), entidade civil de utilidade pública de proteção ao meio ambiente e aos direitos humanos, fundada há 45 anos por Vidocq Casas.

A trilha conta com 2,5 km quilômetros de extensão (ida e volta), é classificada como nível 3, com grau de dificuldade de fácil a moderado. São cerca de 113 metros de desníveis e quatro pontes, com a maior delas com 42 m de extensão. Conforme o visitante for andando na trilha, passará por parte de campo e floresta até um chegar a um mirante, onde poderá identificar o formato da montanha como sendo o de uma tartaruga.

“O acesso às duas sedes do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, a da Pedra da Tartaruga, na cidade, e de Santa Rita, no interior, será controlado, com entrada limitada a 800 pessoas por vez, com o uso de máscara. É uma forma de manter o distanciamento e a segurança do usuário neste período de pandemia”, informou o secretário municipal de Meio Ambiente, Flavio Castro.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2741-2234.

Investimentos

O Parque Municipal foi criado em julho de 2009. Em 2020, recebeu equipamentos específicos e medicamentos para a implantação de consultório médico veterinário, destinado aos cuidados dos animais silvestres resgatados na área do parque.

Além disso, foram contratados sete funcionários que ganharam uniformes. A unidade também ganhou um veículo.

“São conquistas garantidas com a utilização de recursos na ordem de R$ 100 mil, resultado de um termo de ajustamento de conduta firmado entre o Ministério Público com a construtora Inova Engenharia, para compensação ambiental. É um investimento significativo na melhoria dos atrativos e de infraestrutura do parque municipal, cada vez mais preparado para melhor atender os visitantes e oferecer uma experiência prazerosa e segura no contato com a natureza”, explicou Flavio Castro.

Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis tem uma área de 4.397 hectares. A unidade está parcialmente inserida no 1º e 2º Distritos, fazendo limite com os municípios de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.

São duas sedes, a da Pedra da Tartaruga, com acesso pelo bairro Granja Florestal, na área urbana, e de Santa Rita, no 2º Distrito, zona rural do município.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.