MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Livro de escritor friburguense revela que já ocorreram quatro acidentes aéreos na Caledônia

Obra de Clébio Schuenck relata os quatro desastres ocorridos com aeronaves na montanha

Por Sara Schuabb
31/01/19 - 10:16
Livro de escritor friburguense revela que já ocorreram quatro acidentes aéreos na Caledônia Área da Caledônia, em Nova Friburgo, teria sido palco para quatro acidentes aéreos | Foto: João Luccas Oliveira

Lançado neste mês pela editora Fross, o livro “Caledônia: exuberância, glamour e tragédias - Histórias reais e ‘causos’ de Nova Friburgo” revela detalhes dos quatro acidentes aéreos ocorridos no Pico da Caledônia, segunda maior montanha de Nova Friburgo.

A obra foi escrita pelo friburguense e servidor público, Clébio Schuenck, que foi um dos primeiros a chegar, junto a três amigos e um major, no resgate do monomotor que colidiu na Caledônia, causando a morte do zagueiro do Flamengo, Cláudio Figueiredo, em 1984.

O escritor conta que a ideia de escrever o livro surgiu porque ele sempre era questionado na rua sobre a história do resgate de 1984. “Toda vez que me encontravam na rua, alguém me pedia para falar do acidente. E, para não contar toda vida a mesma história, resolvi escrever. O primeiro projeto do livro rendeu mais de 180 páginas. Mas quando comecei a falar sobre o ocorrido em 1984, descobri outras informações sobre o desastre aéreo em 1964, e, a partir desse também soube de outras duas quedas de avião na região - em 1958 e durante a segunda Guerra Mundial, por volta dos anos 1940, em que uma aeronave caiu no Garrafão.”, revela.

A obra também aborda curiosidades sobre a existência de um aeroporto em Nova Friburgo na época das fábricas e de que o empresário brasileiro Lineu de Paula Machado teria emprestado dinheiro à Santos Dumont para ele inventar o avião na França.

Clébio ainda narra traços e fatos na ótica da Região Rural do Distrito de Campo do Coelho, com relatos de histórias dos costumes e cotidiano marcante de quando era criança.

O e-book do livro pode ser adquirido pelo site da editora Fross.

No último domingo, montanhista encontrou destroços do acidente de 1964

No último domingo, 27 de janeiro, o montanhista friburguense Valmir Tavares, que há mais de 20 anos sobe o Pico da Caledônia para passear entre as matas e averiguar se a área está sendo preservada, encontrou vestígios do acidente com o avião Vickers Viscount, que colidiu na montanha em 4 de setembro de 1964.

Valmir conta, em entrevista ao Portal Multiplix, os detalhes da ida ao local do acidente junto a dois amigos e relata a emoção de encontrar destroços do ocorrido. A colisão da aeronave causou a morte de 35 passageiros e quatro tripulantes e gerou grande comoção, na época, em Nova Friburgo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.