Lago de Lumiar, em Nova Friburgo, passa por serviços de recuperação após mortes de peixes
Prefeitura afirmou que realizou estudo técnico para definir o método adequado de limpeza
Na última semana, a equipe de reportagem esteve em Lumiar e registrou uma das etapas do serviço no lago
|
Foto: Jean Teixeira
A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, anunciou na última sexta-feira, 28 de novembro, que "segue realizando, de forma contínua, a recuperação do lago de Lumiar".
O serviço ocorre pela Subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional (Seder), e é coordenado pelo subprefeito Jorginho Freimann.
O anúncio das intervenções foi feito por meio das redes sociais. Na publicação, o Executivo friburguense informou que, segundo Jorginho, "assim que foi constatada a mortandade de peixes, a primeira medida adotada foi a realização de um estudo técnico para definir o método adequado de limpeza do lago".
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
Na quarta-feira, 26, a equipo do Portal Multiplix esteve em Lumiar e registrou uma das etapas do serviço no local.
De acordo com o governo municipal, na última semana, durante a operação, foram retirados cerca de 350 peixes vivos, de diversos tamanhos, entre 300 gramas e 5 quilos, transportados em caixas apropriadas com oxigênio para um lago localizado em Vargem Alta.
A quantidade de animais mortos não foi divulgada.
Equipes trabalham em recuperação do lago de Lumiar na última semana de novembro | Fotos: Reprodução/PMNF
A prefeitura relatou ainda que, na data da publicação, as equipes estavam concluindo o processo de sucção de aproximadamente 700 mil litros de água do lago, canalizada para o rio Boa Esperança.
Após isso, está prevista a limpeza do fundo do lago, seguida por uma avaliação técnica para identificar a necessidade de eventuais intervenções estruturais antes do reabastecimento.
Sobre a reintrodução das espécies ou a introdução de novas, o subprefeito Jorginho Freimann explicou que "há tratativas com biólogos e técnicos da Fiperj e da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável para avaliar", considerando a compatibilidade de cada uma com o ecossistema local.
O Executivo chama o trabalho de força-tarefa e conta com o apoio da Associação de Moradores de Lumiar, profissionais da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além da participação das secretarias municipais de Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e de Bem-Estar e Proteção Animal.
Segundo o governo municipal, a Subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra também acionou a concessionária Águas de Nova Friburgo, responsável pela análise da qualidade da água do rio Boa Esperança, que abastece o lago.
O Portal Multiplix solicitou, na manhã desta segunda-feira, 1°, mais detalhes sobre o serviço à Prefeitura de Nova Friburgo e aguarda retorno.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






