Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Lago de Lumiar, em Nova Friburgo, passa por serviços de recuperação após mortes de peixes

Prefeitura afirmou que realizou estudo técnico para definir o método adequado de limpeza

Por Alice Wandrofski
01/12/25 - 12:07
Lago de Lumiar, em Nova Friburgo, passa por serviços de recuperação após mortes de peixes Na última semana, a equipe de reportagem esteve em Lumiar e registrou uma das etapas do serviço no lago | Foto: Jean Teixeira

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, anunciou na última sexta-feira, 28 de novembro, que "segue realizando, de forma contínua, a recuperação do lago de Lumiar".

O serviço ocorre pela Subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional (Seder), e é coordenado pelo subprefeito Jorginho Freimann.

O anúncio das intervenções foi feito por meio das redes sociais. Na publicação, o Executivo friburguense informou que, segundo Jorginho, "assim que foi constatada a mortandade de peixes, a primeira medida adotada foi a realização de um estudo técnico para definir o método adequado de limpeza do lago".

Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp

Na quarta-feira, 26, a equipo do Portal Multiplix esteve em Lumiar e registrou uma das etapas do serviço no local.

De acordo com o governo municipal, na última semana, durante a operação, foram retirados cerca de 350 peixes vivos, de diversos tamanhos, entre 300 gramas e 5 quilos, transportados em caixas apropriadas com oxigênio para um lago localizado em Vargem Alta.

A quantidade de animais mortos não foi divulgada.

Equipes trabalham em recuperação do lago de Lumiar na última semana de novembroEquipes trabalham em recuperação do lago de Lumiar na última semana de novembro | Fotos: Reprodução/PMNF

A prefeitura relatou ainda que, na data da publicação, as equipes estavam concluindo o processo de sucção de aproximadamente 700 mil litros de água do lago, canalizada para o rio Boa Esperança.

Após isso, está prevista a limpeza do fundo do lago, seguida por uma avaliação técnica para identificar a necessidade de eventuais intervenções estruturais antes do reabastecimento.

Sobre a reintrodução das espécies ou a introdução de novas, o subprefeito Jorginho Freimann explicou que "há tratativas com biólogos e técnicos da Fiperj e da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável para avaliar", considerando a compatibilidade de cada uma com o ecossistema local.

O Executivo chama o trabalho de força-tarefa e conta com o apoio da Associação de Moradores de Lumiar, profissionais da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além da participação das secretarias municipais de Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e de Bem-Estar e Proteção Animal.

Segundo o governo municipal, a Subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra também acionou a concessionária Águas de Nova Friburgo, responsável pela análise da qualidade da água do rio Boa Esperança, que abastece o lago.

O Portal Multiplix solicitou, na manhã desta segunda-feira, 1°, mais detalhes sobre o serviço à Prefeitura de Nova Friburgo e aguarda retorno.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.