MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Fim de punição para prefeitos que ultrapassem limite de gastos com pessoal impacta cidades da região

Prefeitos de municípios como Cachoeiras de Macacu e Teresópolis poderão se beneficiar com a medida aprovada pela Câmara dos Deputados

Por Matheus Oliveira
07/12/18 - 14:05
Fim de punição para prefeitos que ultrapassem limite de gastos com pessoal impacta cidades da região Prefeitura de Teresópolis gasta atualmente 55% de sua receita líquida com despesa de pessoal | Foto: Amanda Tinoco/Arquivo

No fim da atual legislatura, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, por um placar de 300 a 46 votos, uma lei que dá fim a punições a prefeitos que ultrapassem o limite de gastos com pessoal, mudando assim uma das exigências previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal. A medida impacta, por exemplo, cidades como Teresópolis Cachoeiras de Macacu, que gastam nessa área acima do permitido.

O texto do novo projeto, que irá para a sanção do presidente Michel Temer – que possui a prerrogativa de veto- afirma que os prefeitos não poderão ser punidos caso ocorra uma queda de 10% na arrecadação municipal por duas razões: no caso de diminuição dos valores a serem recebidos da União através do Fundo de Participação dos Municípios devido à concessão de benefício tributário por parte do governo federal, e quando houve a diminuição dos recursos de royalties do petróleo e outras participações especiais.

Atualmente, a LRF prevê que as despesas com servidores não passem de 60% da receita corrente líquida (sendo 54%, no caso do Executivo, e 6% referentes à parcela do orçamento destinada ao Legislativo), valor que corresponde ao dinheiro recebido pelo município já descontados repasses como indenização de servidores, pagamentos de aposentados e decisões judiciais. A prefeitura que passar desse percentual, não pode pegar empréstimo com garantia do governo federal e nem receber recursos para investimentos da União.

No estado do Rio de Janeiro, 15 cidades já descumprem e outras 34 estão próximas de descumprir as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal, entre eles, Cachoeiras de Macacu, que gastou cerca de 58,80% com os servidores do Executivo, e Teresópolis, com gastos de 55% de sua receita líquida, de acordo com dados do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Em todo o Brasil, 1.752 cidades já descumprem ou estão próximas de ultrapassem as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em entrevista ao Portal Multiplix, o professor de economia, Sidney Mathias, avaliou de maneira positiva a proposta.

“A LRF complica um pouco a situação dos municípios, pois não existia uma flexibilização na lei, e muitas vezes municípios de cidades menores acabam chegando ao seu limite, e não conseguem receita para investimentos, pois quando estão próximos de estourar o limite de gastos, eles começam a adotar medidas de controle, cortando gastos com cargos de confiança e comissionados, por exemplo. De certa forma, agora o município ganhou um tempo maior para se adequar, caso a arrecadação diminua”, disse.

“Vale lembrar que esses municípios enfrentam diversas crises como a diminuição dos royalties do petróleo e a inadimplência, o que gera um quadro de asfixia financeira”, concluiu.

A reportagem tentou contato com as secretarias de Fazenda de Nova Friburgo e Teresópolis, mas não obteve retorno até o fechamento da reportagem.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.