MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Concurso Público de Nova Friburgo: veja concorrência por vaga e como acessar locais de provas

Certame teve mais de 50 mil inscrições; primeiras provas serão aplicadas já neste fim de semana

Por Rômullo Espíndola
21/11/23 - 11:31 | Atualizada em 22/11/23 - 17:07
Concurso Público de Friburgo: veja concorrência por vaga e como acessar locais de provas Provas serão aplicadas em novembro e dezembro | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O aguardado concurso público de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está se aproximando e a expectativa dos candidatos só aumenta. As primeiras provas começam já neste fim de semana e novos detalhes sobre o certame foram divulgados recentemente.

Uma das principais dúvidas dos candidatos é a respeito dos locais onde serão aplicadas as provas. Para isso, o Instituto Consulplan de Desenvolvimento, Projetos e Assistência Social, responsável pela realização do concurso, disponibilizou uma página exclusiva para a consulta dos locais.

Para acessar essa informação, basta o candidato inserir os números do CPF no campo indicado e, logo, uma tela com algumas informações sobre o exame vão aparecer na página. Além do local da prova, recomendações e dicas estarão disponíveis para consulta.

Uma informação importante que aparece no site é a respeito do horário de comparecimento antes do início da prova. A recomendação do instituto é de que o candidato se apresente pelo menos 60 minutos antes da aplicação do exame.

O que também foi divulgado nos últimos dias foi a lista de concorrência por cargo. Segundo o Instituto Consulplan, o certame registrou mais de 50 mil inscrições. Os candidatos, no entanto, puderam se inscrever em mais de um cargo, já que serão dois dias de provas.

Entre os cargos mais concorridos estão:

  • Técnico de radiologia, com 414 candidatos por vaga;

  • Agente administrativo, com 228 candidatos por vaga;

  • Fiscal de tributos, com 121 candidatos por vaga;

  • Copeira, com 120 candidatos por vaga.

As provas objetivas serão aplicadas no domingo, dia 26, e no dia 3 de dezembro, nos turnos da manhã e tarde.

Serão 30 questões objetivas para os cargos de nível fundamental. Já para os demais, 50 perguntas.

O tempo da prova vai variar de três a cinco horas, dependendo do nível do cargo escolhido:

  • 3 horas para os cargos de nível fundamental incompleto, fundamental completo, médio e médio técnico;

  • 4 horas para os cargos de nível médio normal e superior (exceto procurador);

  • 5 horas para o cargo de procurador do município.

O edital completo com todas as informações, como as disciplinas que devem ser estudadas para cada uma das vagas, está disponível neste link do Diário Oficial.

Escolha dos locais da prova é motivo de polêmica

Nas redes sociais da prefeitura, diversos comentários criticam a conduta da banca do concurso, de alocar candidatos para outras cidades mais distantes.

Alguns, consideram esse um empecilho para fazer a prova:

Que absurdo! Petrópolis é um absurdo. Caso fosse, pelo menos, em cidades vizinhas como Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Teresópolis, era até aceitável. Mas Petrópolis é de uma extrema falta de empatia.

Outros estão assustados com os custos de deslocamento:

E quem não tiver condições de arcar com os custos de ir para uma outra cidade? Simplesmente desiste do sonho de uma possível melhoria de vida?

E ainda há outras reclamações:

Que absurdo! Sou lactante, mãe de um bebê de 2 meses. Se caso for uma das selecionadas, irei fazer duas provas no dia 26 (manhã e tarde). Como fica esta situação?

Diante da situação, na tarde desta quarta-feira, dia 22, a Consuplan emitiu uma nota a respeito dos critérios adotados para fazer essas alocações dos candidatos.

Veja a nota na íntegra:

"O Instituto Consulplan, entidade organizadora do Concurso Público regido pelo Edital nº 01, de 31 de agosto de 2023, e a Prefeitura de Nova Friburgo, em complemento ao Comunicado publicado na página do concurso em 17 de novembro de 2023, acerca da necessidade de utilização de municípios circunvizinhos à Nova Friburgo para alocação dos candidatos, vem esclarecer aos candidatos e interessados que:

1. Nos termos do citado comunicado, a utilização das cidades circunvizinhas encontra respaldo em edital do certame e motivou-se pelo fato de que o número de candidatos inscritos para o dia 26 de novembro de 2023 tenha superado a capacidade das unidades escolares situadas no município de Nova Friburgo, consideradas aquelas com condições de receber a aplicação das provas.

2. Para fins de movimentação dos candidatos para as cidades de Teresópolis e Petrópolis, foram utilizados os seguintes critérios:

a) Todos os candidatos que declararam em seu cadastro de inscrição* residir no município de Nova Friburgo e optaram por fazer prova neste município, foram nele alocados.

b) Tanto no caso dos candidatos alocados em Nova Friburgo, quanto no caso dos candidatos alocados em outros municípios, priorizou-se a alocação nos dois turnos de prova na mesma unidade de aplicação ou, pelo menos, em unidade próxima existente na mesma localidade.

c) Os candidatos que optaram por realizar suas provas na cidade do Rio de Janeiro não foram movimentados, sendo sua alocação efetivada no município escolhido.

*Para fins da alocação foram considerados estritamente os dados de endereço informados pelos candidatos em seu cadastro de inscrição. Assim, quaisquer alterações de endereços efetuadas pelos candidatos em seu cadastro após o dia 07 de novembro de 2023 – data de realização da alocação, não foram consideradas.

Esclarece-se, adicionalmente, que as provas do dia 03/12/2023 serão realizadas apenas nas cidades de Nova Friburgo e Rio de Janeiro, haja vista o número de candidatos nesta data seja comportado pelas unidades disponíveis nos citados municípios, não tendo sido necessário utilização de cidade circunvizinha.

Destaca-se, por fim, que o preenchimento dos dados da inscrição, bem como a escolha dos municípios de prova são de responsabilidade exclusiva dos candidatos. Assim, candidatos com mais de uma inscrição que efetuaram escolha de municípios distintos para sua realização (Rio de Janeiro e Nova Friburgo), na realização das inscrições, foram alocados conforme suas próprias indicações.

Os locais de realização das provas (município, nome do estabelecimento, endereço e sala), para os quais deverão se dirigir os candidatos, foram divulgados em 20 de novembro de 2023 para os candidatos que farão as provas no primeiro dia de aplicação, no endereço eletrônico www.institutoconsulplan.org.br, devendo o candidato efetuar a impressão do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).

São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova escrita e comparecimento no horário determinado, bem como as informações prestadas no ato de formalização da inscrição".

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.