MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pais e responsáveis reivindicam mais professores, mediadores e merendeiras em escolas de Nova Friburgo

Grupo se reuniu na manhã desta terça-feira, 5, em frente à Secretaria Municipal de Educação

Por Alice Wandrofski
05/03/24 - 15:41 | Atualizada em 07/03/24 - 12:28
Pais reivindicam mais professores, mediadores e merendeiras em escolas de Nova Friburgo Pais e responsáveis se reuniram para cobrar mais profissionais na educação | Foto: Bruno Ribeiro

Pais e responsáveis, além de integrantes dos conselhos escolares de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, foram até a sede da Secretaria Municipal de Educação, na manhã desta terça-feira, 5, para reivindicar o aumento de profissionais nas escolas.

O grupo pede mais professores, mediadores e merendeiras em unidades de Cascatinha, Centro, Conselheiro Paulino, Lumiar e São Pedro da Serra.

Sandra de Oliveira, presidente do Conselho Escolar da Escola Municipal Acyr Spitz, no distrito de Lumiar, falou ao Portal Multiplix sobre as necessidades mais urgentes na unidade:

A gente está tendo uma carência muito grande de profissionais. Uma das nossas duas merendeiras teve Covid-19 e tem quase 300 crianças dentro da escola. Como dar comida? Estão faltando três professores. A diretora e o inspetor estão dando aula e nada acontece.

A presidente ainda destacou a sobrecarga de trabalho dos profissionais que atuam na escola:

Em apenas uma das turmas, há três crianças 'especiais' e não tem mediador.

Algumas mães de uma unidade escolar no distrito de Conselheiro Paulino, que preferiram não se identificar, revelaram para a nossa reportagem que tiveram que largar até os seus empregos. O motivo é que os filhos estão saindo mais cedo das aulas, devido à falta desses profissionais, e eles não têm com quem ficar em casa.

O grupo que estava na frente da Secretaria de Educação cobrou também um prazo para que o governo municipal resolva os problemas nas escolas:

A gente gostaria muito que o prefeito e a secretária olhassem e falassem: ‘educação em primeiro lugar, é hoje!’. Não tem esse negócio de ‘a gente vai resolver’. Vai resolver? Não tem data, não tem hora, não tem nada.

Enquanto a nossa reportagem estava no local, os pais e representantes das comunidades foram chamados e entraram na sede da Secretaria de Educação para uma conversa.

Pais e responsáveis conversaram com representante da Secretaria de EducaçãoPais e responsáveis conversaram com representante da Secretaria de Educação | Foto: Bruno Ribeiro

Em informações enviadas nesta quinta-feira, 7, para a nossa equipe, cinco responsáveis apresentaram os questionamentos à Secretária de Educação, Caroline Klein, e mais três representantes da pasta.

Em relação às merendeiras, a secretaria teria orientado servir 'lanches frios', como iogurte e frutas, para os alunos, com o objetivo de facilitar o preparo.

Durante a reunião, ainda segundo as informações, os pais foram avisados que há uma demora na perícia médica para empossar os aprovados e que novos chamamentos não podem ser feitos enquanto essa etapa de exames não for liberada.

Fomos comunicados também que uma nova reunião será realizada no próximo dia 15 de março com os mesmos participantes.

Nós entramos em contato com a prefeitura para obter os detalhes desse encontro e saber sobre outras situações apresentadas nessa reportagem, mas não tivemos retorno.

Em fevereiro desse ano, o Portal Multiplix já havia falado sobre alguns dos problemas nas escolas de Friburgo e a falta de mediadores foi um deles.

Convocações e renovação de contratos temporários

Nessa segunda-feira, 4, a reportagem recebeu a informação de uma profissional da educação de que os contratos temporários, que vencem neste mês, serão renovados por mais 90 dias. Esse comunicado foi feito por um email enviado pela Secretaria Municipal de Educação à direção das escolas.

O assunto gerou questionamentos, porque muitos profissionais aguardam a convocação por meio do concurso público de 2023.

Nós perguntamos à prefeitura sobre a renovação de contratos e os critérios para o chamamento, porém, também ainda não recebemos as informações.

Ainda nessa segunda, 4, o prefeito Johnny Maycon (PL), em vídeo em suas redes sociais, esclareceu o motivo de ainda não ter dado posse aos novos funcionários públicos:

A gente ainda não conseguiu, efetivamente, dar posse para aquele primeiro chamamento. A gente está finalizando os laudos apresentados pela medicina do trabalho. Mas, ainda nos próximos dias, vamos começar esse chamamento para convocação e, aí assim, dar posse aos novos servidores e servidoras.

No mesmo vídeo, o prefeito divulgou a terceira convocação para o setor. O edital foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial do município.

Para apresentar a documentação, os candidatos convocados devem comparecer à avenida Alberto Braune, nº 224, 3º andar (auditório da Secretaria Municipal de Educação), no Centro, a partir desta terça, 5, até o dia 12 de março, das 9h às 15h.

Nesta nova chamada, o governo municipal convocou aprovados para os cargos de Auxiliar de Creche, Professor I e Profissional de Apoio Escolar na Educação Inclusiva.

Para conferir os nomes dos profissionais chamados basta clicar aqui e acessar o edital.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.