MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Inep divulga os editais do Exame Nacional do Ensino Médio 2020

Inscrições podem ser feitas de 11 a 22 de maio, com taxa de R$ 85; datas das provas estão mantidas até o momento

Por Redação Multiplix
31/03/20 - 14:00
Inep divulga os editais do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 Esse ano o Enem 2020 também vai ser digital | Foto: Reprodução/Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira, 31, os editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Também foi divulgado uma versão online da prova. Nos documentos, regras, orientações, etapas do Enem 2020 e datas.

As inscrições começam dia 11 de maio e seguem até o dia 22 do mesmo mês. A taxa é de R$ 85. De acordo com o cronograma do Enem 2020, as solicitações de isenção e justificativa de ausência na edição de 2019 acontecem entre os dias 5 a 17 de abril, com resultado da isenção no dia 24 de abril.

As inscrições começam logo após, entre os dias 11 e 22 de maio pela Página do Participante ou aplicativo oficial do Enem. A partir do dia 25 até o dia 29 de maio, serão aceitos solicitações para tratamento do nome social.

Esse ano o Enem 2020 será diferente, com provas digitais e impressas. A primeira opção acontecerá nos dias 11 e 18 de outubro, enquanto a segunda ocorrerá entre os dias 1º e 8 de novembro.

A gratuidade do exame é destinada a estudantes que estejam no último ano do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública; que fez todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda máxima de um salário mínimo e meio por pessoa e participantes de baixa renda inscritos no CadÚnico, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), além de ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Além disso, de acordo com o Inep, os isentos de taxa que faltaram na edição de 2019 são obrigados a justificar a ausência caso queiram solicitar novamente isenção esse ano.

Na inscrição, o participante poderá escolher fazer o exame de forma tradicional ou digital, já que o Inep disponibilizou 100 mil vagas para a versão digital das provas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o aumento da disponibilidade online será gradativo, até 2026.

As provas terão o mesmo formato para as duas modalidades, no primeiro dia com 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 perguntas de Ciências Humanas e a redação. Já no segundo dia são 45 questões de Ciências da Natureza e 45 perguntas de Matemática.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.