MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Escolas estaduais voltam integralmente ao sistema presencial em Nova Friburgo

Alunos já retornaram às aulas presenciais nas unidades da rede estadual de ensino da cidade serrana

Por Matheus Oliveira
23/11/21 - 10:53
Escolas estaduais voltam integralmente ao sistema presencial em Nova Friburgo Alunos já retornaram às aulas presenciais nas unidades da rede estadual de ensino de Nova Friburgo | Foto: Banco de Imagem

O Governo do Estado do Rio de Janeiro determinou o retorno integral às aulas presenciais na rede estadual de ensino no dia 25 de outubro, e definiu uma série de regras a serem obedecidas pelas unidades escolares.

Entretanto, reportagem publicada no dia 29 de outubro pelo Portal Multiplix mostrou que muitas escolas estaduais de Nova Friburgo não tinham retornado com 100% de sua capacidade e atuavam em sistema de rodízio por diferentes motivos.

Atualmente, quase um mês após a decisão, qual é a situação atual dessas unidades escolares do município da Região Serrana?

A Secretaria de Estado de Educação informou ao Portal Multiplix que, "não há mais a necessidade de utilização do sistema de rodízio para atendimento dos alunos da rede estadual na cidade, já que o decreto municipal nº 1.177, as escolas, localizadas em Nova Friburgo, iniciaram a retomada das atividades 100% presenciais no dia 16 de novembro. As unidades da Seeduc já foram orientadas a seguir a nova legislação”.

O decreto

O decreto 1.117 foi publicado no Diário Oficial do município no dia 11 de novembro e previa o retorno às atividades presenciais, com 100% de sua capacidade, a partir de 16 de novembro, com uma série de protocolos a serem seguidos.

As unidades que não estiverem em conformidade com as adequações legais e sanitárias para funcionamento deverão manter o modo remoto, e o acompanhamento pelos cadernos pedagógicos, de segunda a sexta-feira, em conformidade com o Plano de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (PAPNP).

Situação das escolas

Na época, o Colégio Estadual Professor Jamil El-Jaick, no Centro, informou à reportagem que estava sem aulas presenciais.

O Portal Multiplix apurou que faltavam funcionários para higienizar o espaço físico, para que a unidade cumpra os protocolos sanitários exigidos pelo estado e pelo município.

O colégio estadual alegava que apenas dois funcionários estavam realizando o serviço de limpeza.

A reportagem tentou contato novamente com o colégio, por telefone, e não obteve retorno.

Já no Colégio Estadual Canadá, localizado no bairro de Olaria, as aulas retornaram, mas com um revezamento de estudantes, pois a estrutura das salas não comportava a presença de todos os alunos e o respeito ao distanciamento mínimo de 1 metro, exigido por decreto municipal.

Em contato por telefone, a direção da unidade informou que a escola já havia retornado ao sistema presencial com 100% de sua capacidade e sem a necessidade de rodízio, seguindo as determinações do município e do estado.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.