MENU

Portal Multiplix

Designer friburguense fica em terceiro lugar em prêmio nacional da categoria

Projeto de Ilana Guilland, Bonde da Gambiarra levou a medalha de bronze no Brasil Design Award

Por Matheus Oliveira
14/12/20 - 11:12
Designer friburguense fica em terceiro lugar em prêmio nacional da categoria Ilana revela que elaborou o projeto em uma disciplina da graduação | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Uma friburguense está entre os melhores do Brasil e desenvolvendo um projeto de inclusão social. Assim, Ilana Guilland, de 23 anos, que recebeu a medalha de bronze no Brasil Design Award em razão de seu projeto de conclusão de curso pela PUC-RJ, denominado “Bonde da Gambiarra”, comemora o reconhecimento ao seu trabalho. O prêmio foi promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Design (Abedesign), na categoria Design de Impacto Positivo-Estudantes.

Em vídeo enviado ao Portal Multiplix (confira no final da reportagem), Ilana falou do orgulho da conquista e da importância do prêmio para ajudar na implantação do projeto.

“É muito significativo receber este prêmio pois o Brasil Design Award é o principal prêmio da minha área de atuação, sendo que acabei de formar em Design. E essa medalha é fundamental para ajudar na implementação deste projeto. O Bonde da Gambiarra pretende subverter a lógica do design, colocando as crianças e o potencial criativo da favela em protagonismo. Assim, o Bonde da Gambiarra ganha visibilidade e legitimação dentro do setor. Só tenho a agradecer a todo mundo que torceu, pois este prêmio me dá ainda mais força pois o Bonde não pode parar”, declara Ilana.

Ilana revela que elaborou o projeto em uma disciplina da graduação e que este foi inscrito pela universidade no prêmio em julho.

O prêmio teve duas fases: na primeira, ocorreu uma votação popular e a cerimônia de premiação aconteceu no dia 25 de novembro. Ilana concorreu ao prêmio com outros 29 projetos.

Segundo a designer, o Bonde da Gambiarra é uma metodologia com foco no ensino fundamental, mas que também pode ser adaptada para o ensino médio. Ele pretende, basicamente, criar repertório para professores e professoras do ensino fundamental e do ensino médio para gerar essa aproximação da tecnologia ao cotidiano da periferia, por meio de uma valorização dos saberes, conhecimentos e culturas da favela.

Ilana ressalta que o projeto vem sendo desenvolvido em parceria com pessoas das áreas da educação, tecnologia e das ciências, professoras, professores, cientistas da computação e pesquisadores em tecnologia, e acredita que ele tem tudo para ser colocado em prática.

Ilana conta que o Bonde da Gambiarra foi desenvolvido entre o segundo semestre de 2019 e o primeiro deste ano, começando pela fase de pesquisa desde 2018, onde identificou que a introdução da tecnologia nas dinâmicas da sala de aula iria virar requisito básico da educação.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.