Após acordo judicial, Cabo Frio confirma retorno das aulas presenciais para esta segunda
Retomada será feita em metade das unidades escolares e com 50% de alunos nas salas de aula; Sepe Lagos é contra

Depois do acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a Prefeitura de Cabo Frio confirmou o retorno das atividades presenciais na educação básica para a próxima segunda-feira, 16.
A retomada será feita no formato híbrido em metade das unidades escolares e com 50% dos alunos nas salas de aula. Também ficou estabelecido que apenas os alunos da educação infantil (creche e pré-escola) não vão retornar às atividades neste momento.
Seguindo o calendário acordado, a porcentagem de alunos nas salas de aula vai aumentar gradativamente, chegando a 70% em 15 de setembro e a 100% em 18 de outubro.
Segundo a prefeitura, as medidas adotadas pela Secretaria de Educação seguirão um protocolo de prevenção que está em fase final de discussão, elaborado com a participação do Sepe Lagos (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, Núcleo Lagos).
No entanto, o Sepe Lagos informou ao Portal Multiplix que vai realizar uma nova assembleia online da rede municipal de Cabo Frio a partir das 18h30 desta quinta-feira, 12, com o objetivo de lutar contra o retorno às aulas presenciais nestas condições, consideradas pelo sindicato como inseguras.
O Sepe Lagos exige que sejam disponibilizados equipamentos de proteção individual e máscaras PFF2, que ocorra a vacinação completa de todos os educadores, protocolos rígidos e alinhados à ciência, distanciamento físico, adaptação da infraestrutura das escolas, ampla vacinação da comunidade escolar e políticas públicas efetivas para o controle da pandemia.
De acordo com a prefeitura, a rede municipal de ensino de Cabo Frio conta atualmente com 31.497 alunos, segundo o mapa estatístico. Em 2020, eram 31.500. Até o momento, o gráfico apresenta uma leve diminuição no número de alunos matriculados em 2021, no entanto, somente será possível refletir a realidade ao final do ano letivo corrente.
Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix