MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Aberta a temporada de pré-matrícula da rede municipal de Nova Friburgo

Em Teresópolis, processo ainda não tem data definida para começar

Por Natalia Amorim
25/10/22 - 10:18
Aberta a temporada de pré-matrícula da rede municipal de Nova Friburgo Friburgo inicia neste mês a renovação de matrícula | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O fim do ano está se aproximando e, com ele, o encerramento do ano letivo. Pensando já no próximo ano, a prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, deu início ao período de pré-matrícula, renovação e transferência, das escolas e creches da rede municipal de ensino.

Já em Teresópolis, também na Região Serrana, a pré-matrícula para creches acontecerá em janeiro. As matrículas do pré-I ao 9º ano do Ensino Fundamental ainda não têm data definida.

Nova Friburgo

A Secretaria Municipal de Educação de Friburgo divulgou, na última semana, duas portarias.

Uma delas possui informações e instruções sobre a pré-matrícula de novos alunos para a rede municipal de ensino e, a outra, sobre renovação, transposição e transferência interna de matrícula de estudantes já matriculados no município.

  • A renovação de matrícula é a confirmação pelo responsável legal para a permanência do estudante na mesma unidade em que cursou o período letivo de 2022. A renovação ocorrerá nas próprias unidades escolares nos dias 26, 27 e 31 de outubro e 1 de novembro.

  • A transposição de matrícula é a transferência entre unidades escolares da rede municipal de ensino, quando a unidade de origem não oferece a etapa/ano/fase necessária para a continuidade dos estudos no ano letivo de 2023. O responsável deverá preencher um levantamento enviado pelas unidades escolares até o dia 1º de novembro de 2022.

  • Já a transferência interna de matrícula, permite ao estudante que está cursando o Ensino Fundamental em uma unidade escolar da rede municipal de ensino mudar para outra, quando há vaga imediata na unidade de interesse. O responsável deverá sinalizar para a direção da unidade de origem o interesse da troca da escola (a medida não se aplica a Educação Infantil). O período de transferência será nos dias 22 e 23 de novembro.

  • Para o ingresso de novos estudantes na rede municipal de ensino, inclusive os oriundos de estabelecimentos de ensino privados ou de outras redes públicas de ensino, a pré-matrícula deverá ser realizada no site da prefeitura, entre os dias 14 e 18 de dezembro.

Para saber os documentos que deverão ser apresentados em cada caso, basta acessar o Diário Oficial Eletrônico do Município.

Teresópolis

A Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis, por sua vez, disse que a pré-matrícula para as creches será feita de forma descentralizada, na própria creche, durante o mês de janeiro de 2023.

Para isso, os responsáveis pelos alunos poderão acessar um canal disponibilizado para pré-matrícula no site da prefeitura.

Já para as matrículas do pré-I ao 9º ano do Ensino Fundamental, de alunos oriundos das redes privada ou estadual, além de alunos transferidos de outros municípios, o processo se encontra na fase final de implementação do Sistema de Gestão da Educação.

A pasta informou ainda que, em breve, será feita ampla divulgação do link de inscrição, com prazo suficiente para que todos os interessados possam efetuar a inscrição.

O encerramento do ano letivo das escolas regulares será no dia 16 de dezembro.

Já o encerramento do GEO e das EMOTs (escolas de tempo integral) será logo depois, no dia 20.

No total, 21.152 estudantes integram atualmente a rede municipal de ensino.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.