MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Eduardo Paes e Romário seguem liderando a disputa pelo Palácio Guanabara, aponta Ibope

Pesquisa mostra que candidatos do DEM e do Podemos deverão se enfrentar em um possível segundo turno pelo governo do Rio de Janeiro

Por Matheus Oliveira
04/10/18 - 13:57
Eduardo Paes e Romário seguem liderando a disputa pelo Palácio Guanabara, aponta Ibope Palácio Guanabara, em Laranjeiras, irá abrigar a gestão do novo governador fluminense | Foto: Divulgação/Palácio Guanabara

A reta final da corrida eleitoral para substituir Luiz Fernando Pezão (MDB) no comando do estado do Rio de Janeiro segue com a liderança do candidato do Democratas, o ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes, com 26% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Ibope, divulgada na última quarta-feira, dia 3 de outubro. Além disso, o levantamento aponta um cenário com um possível segundo turno com o senador Romário (Podemos), que possui 19% da preferência do eleitorado.

Na terceira posição da pesquisa, aparece o ex-secretário de Urbanismo do Rio, Índio da Costa (PSD), com 10% da preferência dos eleitores fluminenses, seguido do ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC) com 7% das intenções de voto, e empatado tecnicamente com vereador carioca Tarcísio Motta (PSOL) com 6% e filósofa Márcia Tiburi (PT), que aparece com 5% da preferência dos entrevistados.

Na sétima posição está Pedro Fernandes (PDT) com 3% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Marcelo Trindade (NOVO) que possui 2%. Com apenas 1% aparecem André Monteiro (PRTB) e Dayse Oliveira (PSTU). O sindicalista Luiz Eugênio Honorato (PCO) não atingiu 1% dos votos válidos.

Os votos brancos e nulos representam 15% dos entrevistados e os indecisos somam 5% das intenções de voto. No cenário de segundo turno pesquisado, Eduardo Paes teria 40% dos votos contra 33% de Romário.

Garotinho

Vale lembrar que esse levantamento é o primeiro sem o nome do ex-governador do Rio, Anthony Garotinho (PRP), que teve candidatura rejeitada pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em julgamento realizado no dia 27 de setembro, derrubando recurso da defesa a respeito da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que no dia 6 de setembro, por unanimidade, indeferiu o registro de candidatura, baseado na Lei da Ficha Limpa, que em seu texto, barra políticos condenados por improbidade administrativa devido a enriquecimento ilícito.

Voto Válidos

Nesta amostra, a pesquisa levantou pela primeira vez os votos válidos, quando se exclui os votos brancos e nulos, além da porcentagem que representa os indecisos. A amostra ficou desta forma:

-Eduardo Paes (DEM): 33%

-Romário Faria (Podemos): 24%

-Indio (PSD): 13%

-Wilson Witzel (PSC): 9%

-Tarcísio Motta (PSOL): 7%

-Marcia Tiburi (PT): 6%

-Pedro Fernandes (PDT): 3%

-Marcelo Trindade (Novo): 2%

-André Monteiro (PRTB): 1%

-Dayse Oliveira (PSTU): 1%

-Luiz Eugenio (PCO): 1%

Rejeição

A taxa de rejeição dos candidatos apontou o seguinte cenário:

Eduardo Paes: 34%

Romário Faria: 33%

Indio: 22%

Marcia Tiburi: 19%

Tarcísio Motta: 14%

Pedro Fernandes: 11%

Marcelo Trindade: 10%

André Monteiro: 10%

Dayse Oliveira: 10%

Luiz Eugenio: 9%

Wilson Witzel: 8%

Poderia votar em todos (esp.): 4%

Não sabe/não respondeu: 14%

Pesquisa

A pesquisa possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e entrevistou 2002 eleitores em todo o estado com 16 anos ou mais. A amostra foi realizada entre 30 de setembro e 2 de outubro.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02726/2018 e no Tribunal Regional do Rio de Janeiro sob o número RJ-04634/2018.O nível de confiança da pesquisa de 95%, o que significa que essa é a probabilidade de o levantamento retratar a realidade eleitoral de momento.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.