MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Como você vai votar no domingo? Entenda a diferença entre votos nulos, brancos e abstenções

Em Nova Friburgo, mais de 35 mil eleitores não compareceram às urnas no primeiro turno

Por Nai Frossard
28/10/22 - 17:38
Como você vai votar no domingo? Entenda a diferença entre votos nulos, brancos e abstenções Seu voto é importante nas eleições | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Você sabe o que significa voto nulo, branco ou abstenção? As dúvidas ressurgem durante as eleições e muitas pessoas não se dão conta de que uma palavra ou expressão podem ter um significado além da semântica.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível consultar o Glossário Eleitoral e saber que o voto em branco é “aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos”. Na prática, é validado ao apertar a tecla “branco” da urna eletrônica.

Os votos nulos são como se não existissem: não são válidos para fim algum, segundo o órgão. Eles se caracterizam “quando o eleitor manifesta sua vontade de anular, digitando na urna eletrônica um número que não seja correspondente a nenhum candidato ou partido político oficialmente registrados”.

Tanto os votos "nulos" quanto os "em branco" não são considerados no resultado. O candidato eleito é aquele que recebe a maior quantidade de votos válidos, o que exclui as duas opções.

Elas são formas diferentes de invalidar o voto, mas que não interferem no resultado final da disputa para cada cargo

O mesmo glossário do TSE define a abstenção eleitoral como a “não participação do eleitor no ato de votar”. A abstenção é calculada após o pleito, como “o percentual de eleitores que, tendo direito, não se apresentam às urnas”.

O índice de abstenção eleitoral é calculado como o percentual de eleitores que, tendo direito, não se apresentam às urnas. É diferente dos casos em que o eleitor, apresentando-se, vota em branco ou anula o voto.

A única diferença entre votos brancos e nulos é a forma como o eleitor decide desprezar o seu voto. E nos três casos, a única coisa que o eleitor participa é da estatística da eleição.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a prática é antiga. No primeiro turno não foi diferente. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das mais de 150 mil pessoas aptas a votar no município, 6.717 eleitores votaram branco ou anularam o voto. Do total de eleitores, 35.596 pessoas não compareceram às urnas.

O voto, nas linhas e entrelinhas, é o maior instrumento de exercício da cidadania e representa uma prática real da democracia. Independente da escolha, somos responsáveis pelo resultado das eleições.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.