Procon revela principal reclamação dos consumidores friburguenses na pandemia
Procura pelo órgão aumentou em 80% durante esse período

Em meio à pandemia do novo coronavírus, muitas foram as reclamações dos consumidores a respeito de preços e da demanda por determinados produtos. Para saber quais as principais reclamações dos clientes, a reportagem do Portal Multiplix ouviu o coordenador do Procon de Nova Friburgo, Alexsandro Gabetta.
Segundo Gabetta, uma das principais reclamações dos consumidores tem a ver com o aumento abusivo de preços dos alimentos.
“A gente recebe muita reclamação, geralmente sobre os produtos que integram a cesta básica. Nos últimos 60 dias, a gente recebeu denúncias em relação aos alimentos. A partir disso, a gente vai aos mercados, dá uma olhada nos preços em geral e pede nota fiscal de tudo. Assim, tentamos inibir a prática de aumento abusivo’, afirma.
Ele conta que, após receber uma denúncia, os fiscais analisam as reclamações gerais como as oriundas das redes sociais e assim os agentes do Procon vão até os mercados para fiscalizar e procurar qualquer irregularidade.
“O problema, às vezes não é do próprio mercado, e sim, do fornecedor primário, aquele que fornece para o mercado. Detectando o aumento abusivo, a gente logo retorna ao local ou manda uma notificação pedindo a pessoa para se enquadrar e rever aquele preço sob pena de multa ou qualquer coisa prevista na legislação. Estamos saindo muito pois a demanda só aumenta”, declara Alexsandro.
Ele revela ainda que o atendimento ao público é feito mantendo os cuidados de distanciamento e atendendo as pessoas na porta.
“A gente fica se dividindo entre as nossas saídas e o atendimento. Nós fiscalizamos há pouco tempo atrás, o preço do arroz, do açúcar, do óleo e dos ovos”, declara.
Vale lembrar que em junho deste ano, a procura pelo órgão aumentou em 80%.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.