MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Procon de Nova Friburgo relata aumento de 80% da demanda durante a pandemia

Coordenador do órgão, Alexsandro Gabetta, conta as principais reclamações dos consumidores nos últimos três meses

Por Matheus Oliveira
26/06/20 - 15:38
Procon de Nova Friburgo relata aumento de 80% da demanda durante a pandemia Procon teve aumento nas reclamações dos consumidores nos últimos meses | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Durante a pandemia do novo coronavírus, a necessidade de prevenção e o isolamento forçado aumentaram a demanda de compras. Assim, muitos preços aumentaram, alguns de forma abusiva, e fizeram outra demanda aumentar: a do Procon. Em Nova Friburgo, a procura pelo órgão subiu 80% nos últimos três meses, de acordo com o coordenador Alexsandro Gabetta.

Ele afirma que o Procon atendeu de forma virtual durante a pandemia e o e-mail ficou cheio de reclamações. Assim, realizou vistorias durante todo este tempo.

“Tivemos, no começo das medidas de isolamento, problemas com insumos de saúde como máscaras e álcool em gel que eram vendidos por preços abusivos. Em seguida, foi a vez de o problema chegar aos valores dos alimentos ofertados em mercados”, afirma.

Alexsandro informa ainda que aumentos excessivos nas contas de energia elétrica, os serviços de luz e água também chegaram à autarquia.

Além disso, o coordenador informa que a rede de telefonia apresentou falhas relatadas pelos consumidores.

“Também nos informaram sobre aglomerações e filas de bancos como problemas enfrentados pelo consumidor nesta pandemia”, informa o coordenador.

Estado do Rio de Janeiro

De acordo com o Procon estadual, no período de 27 de fevereiro a 15 de junho deste ano, os canais de atendimentos receberam 17.269 demandas, um aumento de 50,32%. No mesmo período, 55,62% das reclamações foram encerradas em acordos entre consumidores e fornecedores.

Com o aumento das compras online, o setor de entregas passou a liderar o ranking do Procon-RJ das demandas que mais aumentaram na pandemia, seguido dos setores de turismo e viagens.

Em terceiro lugar dos problemas com aumento considerável de demanda, temos as reclamações relacionadas aos equipamentos de proteção individual, como álcool em gel, luvas e máscaras, seguido, imediatamente, das questões relacionadas ao aumento abusivo de preços de alimentos e EPI.

Dando seguimento ao aumento das demandas do Procon-RJ, identificamos as reclamações sobre as mensalidades de instituições de ensino também vigoram no topo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.