Procon de Teresópolis alerta para fraudes na Black Friday
Ao encontrar um produto ou serviço na promoção, fique atento para não ser passado para trás durante o período de compras. Confira as orientações

Esta pode parecer uma quinta-feira como outra qualquer, mas, na verdade, ela é esperada por uma multidão de compradores. Isso porque hoje é a véspera de uma das principais datas comerciais do mundo: a Black Friday!
A partir desta meia-noite, as principais lojas online e físicas do Brasil e do mundo estarão abertas e com uma proposta de promoções para os clientes que puderem aproveitar a data para adquirir aquilo que querem.
Apesar da empolgação que acompanha os preços bons, é necessário ter atenção no ato da compra. Principalmente em casos de mercadorias online, é preciso ficar ligado durante toda a transação para não ser passado para trás.
É o que explica Martha Rosa Corrêa, que é a coordenadora do Programa de Orientação e Proteção Ao Consumidor (Procon) de Teresópolis, na Região Serrana do Rio.
“Hoje é possível buscar na internet informações sobre a empresa, as reclamações que já foram feitas sobre ela, e checar se é uma loja de confiança para executar a compra. Em Teresópolis, algumas lojas físicas também estão oferecendo a possibilidade de realizar a compra online, basta pesquisar”, explica Martha.
O Procon de Teresópolis não vai realizar fiscalização nas lojas por conta do reduzido número de funcionários que atendem na instituição, mas, durante todos os dias de promoção, estará aberto a receber reclamações e denúncias de fraudes e golpes.
“Independentemente de onde você tenha feito a compra, é possível fazer a reclamação no Procon municipal. O único caso que o Procon não consegue ajudar é quando estão envolvidos aqueles sites de compra online com sede na China, isso porque eles não têm representação no Brasil”, completa a coordenadora do órgão.
Consumidor também pode recorrer ao Procon estadual
O Procon atende presencialmente nas sedes municipais que são administradas pelas prefeituras dos municípios. Através do Disque 151 é possível realizar denúncias ao Procon estadual de negociações, serviços e produtos, assim como buscar orientações para vendas presenciais ou online.