MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Por que táxis podem rodar com bandeira 2 no mês de dezembro em Nova Friburgo?

Confira os motivos que levam a uma tarifa diferenciada no último mês do ano na serra fluminense

Por Matheus Oliveira
03/12/19 - 14:06
Por que táxis podem rodar com bandeira 2 no mês de dezembro em Nova Friburgo? Tarifa de táxi está 20% mais cara em Nova Friburgo | Foto: Arquivo/João Luccas Oliveira

Como é costume durante todo o mês de dezembro, os táxis, na cidade de Nova Friburgo, começaram a operar em bandeira 2 com tarifas acima do valor normal. Mas o que muitos se perguntam é: qual a importância e os motivos que levam a categoria a adotar a medida?

No município da serra fluminense, a medida é avalizada pela lei 4.360 de 2014 que regulamenta o serviço de táxi. O artigo 40 da norma diz que “a tarifa será dividida em duas, sendo a “bandeira um” cobrada do horário das 6h às 19h59 e a “bandeira dois” no horário das 20h às 05h59 sábados; domingos, durante o mês de dezembro e nos feriados.”

Para o presidente do Sindicato dos Taxistas de Nova Friburgo, Rodrigo Darriux, a adoção da bandeira 2 é a oportunidade de um ganho extra, uma espécie do 13º da categoria.

“A lei municipal dá base para a adoção desta medida e a tarifa sempre foi tida como um 13º da categoria. Talvez, neste ano, por conta, da entrada da concorrência de transportes por aplicativos, muitos não vão adotar tal expediente”, declara.

O taxista Rones Nogueira corrobora a opinião do presidente do Sindicato.

“A importância para categoria é que conseguimos como todo o trabalhador de carteira assinada tem, ter um décimo terceiro”, destaca.

Entretanto, apesar do relato do presidente do Sindicato, existem taxistas adotando a medida, como relata o taxista Claudinei da Silva, que atende no ponto da Rodoviária Sul, na Ponte da Saudade.

“Funciona como auxílio na renda, apesar de que com a concorrência, a procura não possui aumento. Mas, mesmo assim, a população e os turistas entendem esta alteração na tarifa”, afirma.

O representante da categoria Pablo Klein alerta que a tarifa 20% mais cara acaba afastando alguns usuários, ainda mais com a entrada do serviço do transporte por aplicativo na cidade.

Tarifas

Segundo o parágrafo único da Lei 4.360 de 2014, são consideradas adicionais as seguintes tarifas: bandeirada, hora parada e adicional de volume.

Tarifa de bandeirada é o valor cobrado correspondente ao primeiro quilômetro rodado, considerado indivisível e marcado adiantadamente. Já a tarifa de adicional de volume é aquela cobrada pelo taxista nos casos em que a bagagem do passageiro exceda a dimensão de 30cm x 60cm, podendo neste caso ser cobrado valor correspondente ao quilômetro rodado da tarifa 1 por volume nestas condições.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.