MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vendas para Dia dos Pais devem crescer em Nova Friburgo; comércio tem horário especial

Controle da pandemia da Covid-19 favorece as vendas para esse ano, de acordo com a CDL

Por Nai Frossard
09/08/22 - 11:01
Vendas para Dia dos Pais devem crescer em Nova Friburgo; comércio tem horário especial Comerciantes esperam aumento nas vendas para o Dia dos Pais | Foto: Fabine leite

O cenário mais próximo da normalidade, no momento atual da queda dos casos da pandemia da Covid-19, trouxe boas perspectivas para o comércio de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

De acordo com os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Friburgo (CDL), o crescimento esperado é de cerca de cinco por cento nas vendas para o Dia dos Pais, na comparação com o mesmo período do ano passado.

O presidente da CDL, Bráulio Rezende, afirma que o cenário é otimista. Ele disse que apesar das dificuldades atuais – mercado recessivo, alta de juros, entre outras questões –, o controle da pandemia cria melhores condições para o comércio, se comparado com a movimentação das lojas em agosto de 2021.

Estávamos no auge da pandemia, com ondas de recrudescimento da Covid-19 e o comércio muito afetado. Agora, embora a economia enfrente problemas, nosso setor registra maior demanda, conforme demonstram os números do SPC relativos aos últimos meses.

Horário especial

Nesta semana, as empresas ficam autorizadas a estender o expediente até as 20hNesta semana, as empresas ficam autorizadas a estender o expediente até as 20h | Foto: Divulgação/CDL

Bráulio Rezende acentua que, para contribuir para um desempenho positivo do setor, um acordo entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados permite a ampliação do atendimento nas lojas antes de datas especiais.

Nesta semana, até sábado, as empresas ficam autorizadas a estender o expediente até as 20h, desde que formalizem um termo de adesão à convenção coletiva junto aos dois sindicatos, a exemplo do que ocorre nos feriados.

As lojas precisam homologar um termo específico para cada feriado previsto no nosso instrumento coletivo. Já na extensão do horário, um único documento vale para o ciclo inteiro citado na convenção. O termo de adesão regulamenta o trabalho em dias e horários extraordinários e garante o cumprimento dos direitos dos comerciários nessas ocasiões.

Comerciantes ainda mais confiantes nas vendas

Comerciantes de moda íntima estão otimistas na Ponte da SaudadeComerciantes de moda íntima estão otimistas na Ponte da Saudade | Foto: Carlos Eduardo de Lima

Para alguns comerciantes a previsão de vendas é ainda maior do que a expectativa da CDL. Carlos Eduardo de Lima, empresário do polo têxtil de Nova Friburgo, acredita que o aumento esperado é em torno de 10 a 15%.

Temos novidades, com produtos novos e tecidos diferenciados, para retomar o tempo perdido de pandemia. Esperamos uma boa movimentação no comércio. Estamos otimistas em relação às vendas e esperamos um bom faturamento em agosto.

A dona de uma loja masculina em um shopping de Friburgo, Fabine Leite, também acha que as vendas serão ainda maiores. E para atrair os clientes, a loja foi toda preparada com uma nova arrumação.

Nós decoramos toda a loja e sinalizamos a data especial com adesivos nas vitrines. Estamos com uma coleção nova e esperamos receber muitos clientes essa semana.

Feriado na próxima segunda

O comércio de Nova Friburgo e de cidades vizinhas não funcionará na segunda-feira, 15 de agosto, em razão do feriado pelo Dia do Comerciário.

A determinação consta da convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio.

Segunda-feira é Dia do ComerciárioSegunda-feira é Dia do Comerciário | Foto: Fabine Leite

O presidente do Sincomércio, Bráulio Rezende, lembra que a data, festejada na maioria dos municípios em outubro, há vários anos foi antecipada em Nova Friburgo para a terceira segunda-feira de agosto.

Na época, pensamos em agosto porque é um mês que não tem outros feriados. Com o tempo, verificamos que empresários, funcionários e clientes aceitaram bem a ideia e incorporaram a mudança à sua rotina. Como no Dia do Comerciário as lojas não abrem, orientamos os consumidores a adiantarem suas compras.

Além de Nova Friburgo, compõem a área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro, que devem seguir a convenção coletiva em todas as suas cláusulas.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.