MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia Mundial do Chocolate: fábrica em Nova Friburgo produz meia tonelada do produto por mês

Vendas disparam neste período do inverno no município serrano que tem dias muitos frios

Por Nai Frossard
07/07/22 - 12:14
Dia Mundial do Chocolate: fábrica em Nova Friburgo produz meia tonelada do produto por mês Chocolateria está localizada na sede da Frialp, em Conquista | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A união entre inverno e chocolate é um casamento perfeito para os chocólatras, mas principalmente para o comércio. Nesta quinta-feira, dia 7 de julho, Dia Mundial do Chocolate, a Frialp Queijaria Escola, uma chocolateria no estilo suíço em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, tem muitos motivos para comemorar. As vendas subiram 50% neste inverno em relação às estações anteriores.

De acordo com o gerente do estabelecimento, Alisson Silva, são produzidas cinco toneladas do produto por ano na fábrica, que existe desde 1996. Ele comemora:

Vendemos cerca de meia tonelada de chocolate por mês e 98% das vendas são feitas no varejo, e mantemos nossas receitas originais desde o início da produção.

Qualquer pessoa pode visitar a fábrica, localizada no km 18 da estrada Friburgo-Teresópolis, em Conquista, e acompanhar de perto a produção dos doces através de um grande vidro.

Processo de produção pode ser acompanhado por visitantes na chocolateria Processo de produção pode ser acompanhado por visitantes na chocolateria | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Toda a produção da chocolateria é feita com as receitas originais da Suíça, país da Europa Central que ganhou notoriedade no mundo todo com chocolates considerados os mais deliciosos. O país lidera o ranking mundial de consumo desse irresistível doce.

Brasil é um dos maiores produtores de chocolate

Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil é o sétimo maior produtor mundial de cacau, fruto que é a principal matéria-prima para produção do chocolate. Antes, estão a Costa do Marfim, Gana, Equador, Camarões, Nigéria e Indonésia.

No território nacional, os principais estados produtores são a Bahia e o Pará, que têm investido em novas práticas para aumentar a qualidade do cacau. O alimento é uma importante fonte de renda para os agricultores familiares. Dos mais de 70 mil produtores, a maioria (70%) está em pequenas propriedades, de acordo com a pasta da agricultura.

A produção de cacau moído no Brasil cresceu 20% em janeiro de 2022, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. A quantidade saltou de pouco mais de 20 mil toneladas para quase 25 mil toneladas. Os números são de um levantamento do SindiDados – Campos Consultores.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) revelam que, entre 2018 e 2021, houve um crescimento de 35,91% na produção de chocolate. No mesmo período a exportação subiu 16,55%.

No inverno, o consumo de chocolate aumentaNo inverno, o consumo de chocolate aumenta | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Por ano, o Brasil produz 250 mil toneladas de cacau e a expectativa do governo é de que o país amplie em 60 mil toneladas nos próximos anos, segundo a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura.

Chocolate é estrela em eventos na serra

O chocolate, que agrada pessoas de todas as idades, derrete os corações no mundo todo, e para quem não abre mão desse doce, todo dia é dia de comemorar as delícias feitas com o fruto do cacau.

Nada melhor que um chocolate nas suas diversas versões, como na forma líquida e quente para aquecer os dias frios na serra, que aproveita a ocasião para realizar festas onde a principal estrela é a iguaria feita à base do cacau.

Uma delas é o ChocoSerra que aconteceu no mês de abril, em Teresópolis. Neste ano, o evento tradicional reuniu mais de 8 mil pessoas durante quatro dias no Hotel Sesc Alpina.

Em Nova Friburgo, a expectativa é pela realização da Festa do Morango com chocolate que acontecerá entre os dias 12 e 16 de outubro, no Country Clube. Após dois anos sem ser realizado em função das restrições da pandemia da Covid-19, o evento terá a sua 7ª edição com um boa expectativa de público.

História do chocolate

A história do chocolate nasce no México, com o cacau. O fruto se popularizou na Europa através do explorador Hernán Cortés, que havia provado em terras latinas uma bebida à base de cacau chamada xocolatl.

Apaixonado por ela, Hernán levou o fruto para a Espanha, que passou a ser utilizado com açúcar e baunilha, depois a fórmula se popularizou na França.

No século 18, a bebida passou a ser consumida com leite pelos ingleses, que desenvolveram um método de adicionar açúcar e manteiga ao cacau torrado e moído, transformando-o em barras. Assim a bebida feita com cacau cedeu lugar ao chocolate sólido.

Em 1819, surgiu a primeira fábrica de chocolates na Suíça, fundada por François-Louis Cailler. Em 1879, após a criação da primeira barra de chocolate ao leite, diversas outras fábricas surgiram e os suíços continuaram se aperfeiçoando, consolidando assim sua tradição e qualidade no setor.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.