MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Coordenador do Procon de Nova Friburgo dá dicas para consumidor se precaver na Black Friday

Período de promoções acontece durante a sexta-feira e deve se estender até fim do mês

Por Matheus Oliveira
27/11/20 - 13:24

A Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, em todo o Brasil, conta com promessas de grandes descontos para atrair o consumidor e aquecer a economia. Mas apesar dos atrativos, a população precisa se cercar de alguns cuidados. Para saber como se proteger e não ter dor de cabeça após uma compra, o coordenador do Procon de Nova Friburgo, Alexsandro Gabetta, destacou algumas dicas para a população friburguense.

Gabetta destaca que a equipe do órgão fiscalizador não realiza qualquer tipo de fiscalização no dia da Black Friday em razão do grande número de clientes que procuram o comércio, deixando os estabelecimentos lotados. Os problemas e reclamações ocorrem após a temporada de promoções.

“As lojas ficam cheias, é um movimento muito grande e, como em todos os outros anos, os problemas só aparecem depois da Black Friday, não necessariamente no dia em si. Por incrível que pareça, na data do evento, a gente não tem muita reclamação”, explica antes de completar.

“Após as compras, em torno de uma semana, é que realmente começam a aparecer os mais variados tipos de reclamação, ou seja, por defeito do produto, por falha na compra, reclamação do próprio serviço prestado ou dos preços. E a gente vai recebendo as demandas e elas vão sendo resolvidas separadamente”, destaca Alexsandro.

Ele faz um alerta para os friburguenses tomarem cuidado com determinadas promoções.

“A dica que a gente dá todo ano para o consumidor, primeiro, é que ele não se deixe enganar com falsas promoções. O que a gente vê acontecer muito é o seguinte: algumas lojas aumentam o preço na semana da Black Friday. Em cima desse aumento, eles dão um desconto, que se você for ver e for pesquisar, você vai tá pagando até mais caro do que o preço anterior. Ou seja, os comerciantes aumentam o preço, jogam o desconto e você acha que tá pagando uma coisa com algum tipo de desconto. E na verdade, você está sendo enganado".

Ele pede ainda que o cidadão pesquise os preços na internet e com familiares, além de verificar se realmente o produto tem algum desconto na Black Friday antes de realizar a compra. Os clientes também devem solicitar a nota fiscal do produto.

“A nota fiscal é muito importante para que o cliente tenha um amparo para reclamar no Procon. Peço para que eles não comprem em sites desconhecidos. Tem muito site bom e que está no mercado há muitos anos. Nestes estabelecimentos, a pessoa pode achar bons descontos. Essas empresas resolvem o problema diretamente, seja com o consumidor ou com o Procon".

Por fim, ele alerta a população sobre os perigos de realizar compras fisicamente em meio à pandemia do novo coronavírus.

“Uma coisa que a gente não pode esquecer é que ainda estamos vivendo uma pandemia. Entretanto, no dia a dia, você olha pra rua, e parece que não existe vírus. A rua está cheia de carros, as lojas estão abertas e o comércio funcionando. Só a máscara não é sinal de que está tudo bem. Nós não temos a vacina, certo? E nós ainda vivemos com esse problema. É importante continuar mantendo o distanciamento, evitar aglomerações e de se amontoarem nas lojas desesperados por um preço melhor”, conclui o coordenador do Procon.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.