MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Volta ao passado! Clássico entre Vasco e Flamengo só vai poder ser acompanhado pelo rádio

Radialista relembra grandes momentos do antigo e ainda importante meio de comunicação

Por Matheus Oliveira
22/01/20 - 15:08
Volta ao passado! Clássico entre Vasco e Flamengo só vai poder ser acompanhado pelo rádio Rádio será a única forma de acompanhar o Vasco e Flamengo desta noite | Foto: Banco de Imagem

Aos dribles de Garrincha, a genialidade de Pelé, os gols de Zico e Roberto Dinamite ou elásticos de Rivellino. Momento de reunir a família e ficar colado no antigo radinho.

Tal situação, tão comum em tempos antigos, vai ser revivida agora, pelas novas gerações, antes do clássico entre Vasco e Flamengo, marcado para esta quarta-feira, dia 22 de janeiro, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca.

Essa situação acontece porque o Flamengo não renovou o contrato de direitos de transmissão pelo Estadual. Assim, a exibição dos jogos do Rubro-Negro na televisão não vai ocorrer, fazendo com que os torcedores acompanhem apenas pelo rádio.

O rádio era, antes da chegada da TV, o principal meio de comunicação do país. No momento da popularização do esporte inglês, era a famosa “latinha”, a responsável por levar as emoções do jogo para os torcedores que não podiam ir ao estádio.

Foi através das vozes de locutores como Jorge Cury e Waldir Amaral que os torcedores imaginavam as jogadas de craques como Zico, Dinamite, Garrincha, Vavá, Rivellino, Zizinho, Nilton Santos e Jairzinho.

Emerson Rocha, integrou a equipe da Rádio Globo e nunca escondeu sua paixão pelo VascoEmerson Rocha, integrou a equipe da Rádio Globo e nunca escondeu sua paixão pelo Vasco | Foto: Arquivo Pessoal

Quem viveu parte desse tempo do rádio como principal veículo de transmissões esportivas do Brasil foi o jornalista e radialista Emerson Rocha, morador de Nova Friburgo e vascaíno declarado.

Responsável pela produção e pela parte técnica da equipe esportiva da Rádio Globo, Emerson vivenciou muitos momentos por causa do rádio e afirma que vai viver um momento de nostalgia.

“A gente vai voltar à década de 80 e no começo de 90 quando nem os jogos eram transmitidos. E até os mais novos, que não tiveram muito essa experiência, vão poder desfrutar. O rádio fez nascer e crescer a paixão pelo futebol, não só no Rio, mas em todo o país”, declara.

Vendo o rádio ainda como um importante meio de comunicação, sempre presente no dia a dia do ouvinte, o profissional de comunicação afirma que vai voltar no tempo e vai ver o local onde viveu grande parte de sua carreira e o fez amar futebol.

“Nessas horas, vou sempre lembrar dos meus momentos porque como eu coordenava e produzia, dificilmente via os jogos, mas ouvia para ajudar, principalmente na questão técnica. Eu estarei ligado e vou acompanhar para relembrar minha época na rádio e em que curtia a latinha”, declara.

Emerson destaca dois momentos marcantes que passou escutando rádio. Um deles, um gol do ex-lateral Pimentel em 1996 e na clássica virada do Vasco sobre o Palmeiras na final da Copa Mercosul, em que o Gigante da Colina, perdia no primeiro tempo por 3 a 0 e virou para 4 x 3, conquistando o título fora de casa.

“Assisti o primeiro tempo pela TV e estava muito triste com a vitória parcial do Palmeiras por 3 a 0. Sentei na calçada, com meu radinho, e fiz acreditar que a virada fosse possível. E até hoje não vi o jogo pela TV e ainda me traz muitas emoções”, declara.

Por fim, ele declara que acredita que o Vasco vai vencer o clássico desta quarta-feira, 22, por 2 a 1.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.