MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

13 anos da tragédia: Friburgo terá ação 'Ressignificar'; estado dá mais um passo para construção de casas em Teresópolis

Segundo dados oficiais, quase 800 pessoas morreram nas duas cidades em decorrência das chuvas em 2011

Por Kessia Coutinho
11/01/24 - 15:59
13 anos da tragédia: Friburgo terá ação 'Ressignificar'; estado dá mais um passo para construção de casas em Teresópolis Bairros ficaram completamente destruídos após as chuvas | Fotos: José Maria Vasconcellos de Souza/Redes Sociais

A noite entre 11 e 12 de janeiro de 2011 jamais vai ser esquecida pelos moradores da Região Serrana do Rio.

Atualmente, a data é um símbolo de superação e de homenagem aos que se foram naquele ano.

Mesmo após 13 anos, a lembrança da maior tragédia climática do país, que fez muitas vítimas, volta à memória de quem viveu esse 'pesadelo'.

De acordo com dados oficiais, foram mais de 400 vidas perdidas em Nova Friburgo, mas acredita-se que esse número seja muito maior, chegando a casa dos milhares, já que muitas vítimas não foram encontradas.

Casas completamente destruídas após as chuvas Casas completamente destruídas após as chuvas | Foto: José Maria Vasconcellos de Souza/Acervo

No dia 11 de janeiro, um prédio na rua São Roque, no bairro Olaria, desabou durante a tarde e causou a morte de duas pessoas.

Já durante a noite e madrugada a situação piorou e o dia 12 amanheceu em clima de tristeza e medo.

Os moradores de alguns bairros sequer sabiam da situação. Algumas pessoas seguiram sua rotina como a de qualquer quarta-feira normalmente, mas, quando começaram a chegar em certos pontos da cidade, tiveram a noção do que realmente a chuva tinha causado.

Sem energia, telefone e internet, o sofrimento de quem só ouviu falar do ocorrido na cidade serrana também era grande.

Quem tinha parentes em Friburgo, e não conseguia notícias, buscava pelo nome de familiares na lista que, aos poucos, era divulgada pela prefeitura e pelos veículos de comunicação que estavam na cidade. A cada atualização, a quantidade de nomes aumentava.

Bombeiros e voluntários trabalhavam para encontrar possíveis vitímasBombeiros e voluntários trabalhavam para encontrar possíveis vitímas | Foto: José Maria Vasconcellos de Souza/Acervo

Para relembrar a data, a Prefeitura de Nova Friburgo vai realizar no próximo sábado, 13, uma ação simbólica chamada 'Ressignificar', em um dos lugares mais atingidos na época.

O campo de futebol do distrito de Campo do Coelho receberá uma ação cheia de atividades para todas as idades, a partir das 14h.

Veja a programação:

  • 14h: DJ Cosme
  • 14h30: Aula de Hip Hop
  • 15h: Circo Viva (apresentação infantil)
  • 16h: Aula de dança, com Luciane Ferreira
  • 17h: Janel Costa

Durante essa segunda edição do evento, haverá brinquedos, pipoca, algodão-doce, aferição de pressão e teste de glicemia.

No último ano, a ação aconteceu no Terra Nova, conjunto habitacional criado para abrigar famílias que perderam suas residências na tragédia de 2011.

Nas redes sociais, o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon (PL), falou como a data ficou marcada na história do município:

Hoje é o dia que marca a maior tragédia da história de Nova Friburgo. Nunca esqueceremos o 11/01/2011, data que fez a nossa cidade chorar por cada vida perdida. Nossos corações permanecem lembrando deste momento de tamanha tristeza que mudou a vida de todos os friburguenses. O passado é a nossa história, e com ele aprendemos a cuidar, a nos tornarmos mais responsáveis e a fazer memória. Cada lição, um novo aprendizado, uma nova caminhada.

Promessas para Teresópolis

Em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, as enchentes e desabamentos ocorridos na madrugada de 12 de janeiro de 2011 deixaram 392 mortos confirmados, além de desaparecidos.

Na época, cinco mil pessoas ficaram desabrigadas.

Agora, 13 anos após a tragédia, o governo do estado anunciou o fim da licitação para construção de 500 moradias no Parque Ermitage.

Segundo a Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehis), a concorrência foi concluída e o próximo passo será assinar o contrato com a empresa vencedora para dar início às obras.

Casa destruída após a tragédia em Teresópolis Casa destruída após a tragédia em Teresópolis | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O secretário de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, disse que o recurso para começar os trabalhos já está garantido:

Toda a secretaria se empenhou bastante nessa licitação e já separamos os recursos. Quando o Orçamento 2024 abrir, poderemos dar andamento para que a população possa ver as máquinas e operários trabalhando nessa obra, esperada há 13 anos.

De acordo com o estado, os apartamentos vão ser destinados às famílias que perderam a moradia em 2011 ou aquelas em situação de vulnerabilidade que recebem aluguel social.

O investimento de R$ 97,7 milhões deve tirar do papel a 2ª fase do complexo, localizado na altura do km 80 da rodovia Rio-Bahia, que já abriga cerca de 7 mil moradores.

O governador do estado, Cláudio Castro, falou sobre o responsabilidade de entregar essas moradias:

Assumi esse compromisso com famílias que esperam há tanto tempo e pedi prioridade nesse e nos demais projetos para os municípios da Região Serrana. Trabalhamos diariamente para que esses imóveis sejam construídos. O segundo condomínio do Parque Ermitage terá toda infraestrutura para dar dignidade e qualidade de vida a essas pessoas.

Construção no Parque Ermitage será feita no complexo que já abriga cerca de 7 mil moradores Construção no Parque Ermitage será feita no complexo que já abriga cerca de 7 mil moradores | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Ainda segundo o governo do estado, serão construídos quatro conjuntos habitacionais, em um total de 25 blocos de cinco pavimentos cada. Os apartamentos terão dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

O estado informou também que todos os condomínios terão áreas de convivência, com centro comunitário, parque infantil, academia para terceira idade e área de churrasqueira

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.