Defesa Civil de Teresópolis apresenta Plano Verão 2026 com estratégias para o período de chuvas
Documento reúne ações preventivas, estratégias e orientações operacionais
Plano Verão 2026 foi apresentado em encontro no dia 13 de novembro
|
Foto: Divulgação/PMT
No último dia 13 de novembro, a Defesa Civil de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, apresentou oficialmente o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – Plano Verão 2026 (Plancon), em uma cerimônia na Unifeso – Campus Quinta do Paraíso.
O documento reúne ações preventivas, estratégias integradas e orientações operacionais para o período chuvoso na cidade.
O encontro teve como objetivo apresentar as diretrizes do Plano Verão 2026 e explicar os principais conteúdos técnicos.
O novo Plancon já está disponível no site da Prefeitura de Teresópolis e pode ser acessado através deste link.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
O plano estabelece uma série de ações para que seja possível uma resposta rápida e eficaz diante de um evento adverso específico, como inundações ou deslizamentos.
Além disso, o documento apresenta os bairros com cenários mais críticos no município de Teresópolis em casos de deslizamentos, inundações ou alagamentos.
Riscos geológicos (movimento de massa e blocos rochosos): Perpétuo, Rosário, Santa Cecília, Morro do Tiro, Feo, Bairro dos Funcionários, Vila Muqui, Pimentel, Espanhol, Meudon, Jardim Meudon, Vale da Revolta, Coréia, Fisher, Granja Florestal, Salaco, Corta Vento, Granja Guarani, Quinta Lebrão, Fonte Santa, Álvaro Paná e Jardim Serrano.
Riscos hidrológicos (inundações, enxurradas, alagamentos e rompimento de barramento): Caleme, Centro, Caxangá, Araras, Beira-Rio, Tijuca, Bom Retiro, Várzea, São Pedro, extensão da rua Tenente Luiz Meireles, Barra do Imbuí, Venda Nova, Vargem Grande, Três Córregos, Cruzeiro, Vieira e Poço dos Peixes.
Outros pontos do plano que foram destacados durante o encontro foram: como identificar os cenários críticos, rotas de fuga, pontos de apoio, atuação dos Nupdecs, estágios operacionais, níveis de alerta, protocolos de resposta emergencial e estrutura logística.
O caráter exclusivo foi celebrado na apresentação, como destacou a tenente-coronel BM Mariana Antunes, secretária municipal de Defesa Civil:
O Plano Verão 2026 foi desenvolvido especificamente para Teresópolis, não se trata de uma adaptação ou cópia de modelos externos. Ele foi construído a muitas mãos, considerando o histórico do município, a realidade das comunidades e as lições aprendidas ao longo dos últimos anos. É um plano feito por quem vive o território e conhece de perto suas necessidades.
Ao Portal Multiplix a Prefeitura de Teresópolis afirmou que o Plancon está oficialmente concluído, mas "como se trata de um documento de contingência que envolve diversos órgãos e trata de eventos extremos, ele permanece aberto para colaboração, atualização e validação contínua por parte das instituições envolvidas".
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






