Nova Friburgo recebe piloto do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola do IBGE
Profissionais do instituto iniciam os trabalhos a partir da próxima segunda, 1; município integra grupo de outras seis cidades do país para testes que preparam para próxima edição do Censo Agro
Piloto do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola também será feito em outros cinco municípios do país
|
Foto: Divulgação/IBGE (Elenice Cano)
Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, foi escolhida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para integrar o grupo de municípios que receberão o piloto do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola.
O pré-teste começa na próxima segunda-feira, 1º, e tem previsão de ocorrer até o dia 12.
O trabalho será conduzido pelo IBGE com apoio da Superintendência do Instituto no Estado do Rio de Janeiro (SES/RJ).
Cerca de 30 profissionais da Superintendência no Rio passaram por um treinamento, que começou no início desta semana e termina no sábado, 29, para subir a serra nos próximos dias.
O objetivo do instituto é testar e aprimorar os instrumentos de coleta, os procedimentos operacionais e a capacidade logística em diferentes contextos agropecuários, assegurando maior precisão e eficiência na execução do Censo.
O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, afirma que o pré-teste do Censo Agropecuário é fundamental para garantir a qualidade e a viabilidade da operação censitária:
O pré-teste permite avaliar, em pequena escala, todos os aspectos metodológicos, tecnológicos e operacionais envolvidos na coleta.
Nova Friburgo foi escolhida por sua produção hortifrutigranjeira e relevo montanhoso, que exigem abordagens específicas.
Localizada no bioma Mata Atlântica, a cidade permitirá avaliar a adaptação dos instrumentos de coleta em áreas de difícil acesso.
Para José Francisco Teixeira Carvalho, superintendente estadual do IBGE no Rio de Janeiro, o piloto ajudará na metodologia final do Censo;
Nosso objetivo será sempre retratar a realidade do campo de forma fiel e, para isso, precisamos testar metodologia, questionário e as novidades implantadas.
Próximos trabalhos
Além de Nova Friburgo, o teste também será realizado em Bacabal (MA), Juazeiro e Sobradinho (BA), Grão Mogol e Alfenas (MG).
Esse tipo de ação é realizado pelo IBGE antes da pesquisa em âmbito nacional.
No ano que vem será feito mais um teste e, depois, um Censo experimental.
Os municípios onde ocorrerão os próximos trabalhos ainda não tiveram nomes e datas divulgados.
A última vez que o Censo Agropecuário aconteceu no Brasil foi em 2017.
A previsão é que o próximo seja realizado em 2027.
Povos e comunidades tradicionais
Em algumas cidades, além de validar metodologias tradicionais, a prova piloto traz uma inovação histórica: a inclusão dos sistemas agroalimentares produtivos de povos e comunidades tradicionais.
Pela primeira vez, esses grupos serão retratados de forma detalhada, garantindo sua representatividade no levantamento estatístico nacional.
A coleta geral em Juazeiro (BA), Sobradinho (BA) e Alfenas (MG) também começa na próxima segunda-feira, 1º.
Já a de povos e comunidades tradicionais (PCT) será feita em Juazeiro e Sobradinho, na terça, dia 2, mesma data prevista para Grão Mogol (MG).
Bacabal (MA) inicia sua participação na quinta,feira 4.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






