Poeta Victorino Carriço será homenageado em cidades da Região dos Lagos do Rio
Nesta semana, o “Santinho” completaria 110 anos; confira a programação

O poeta Victorino Carriço, natural de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, completaria 110 anos nesta sexta-feira, dia 29, e mostra que permanece vivo na memória dos admiradores de sua obra.
Seus hinos, as canções, o luar e a poesia do poeta serão lembrados nesta semana em Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro.
Considerado um ícone da cultura e da política, Victorino deixou um importante legado. Publicou os livros “Mar e Amar”, “Vidas Mortas” e “Se Voltares”.
O “Santinho”, como era conhecido, compôs também os hinos do Colégio Franciscano Sagrado Coração de Jesus, dos municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, além de dezenas de músicas.
Nascido na Ponta do Ambrósio, o poeta foi delegado de polícia, banqueiro e vereador, sendo o mais votado de Cabo Frio em 1973, quando ocupou a presidência da Câmara Municipal, que abandonaria mais tarde. Ele também foi um dos fundadores da Academia Cabo-friense de Letras.
Victorino Carriço pertenceu a 34 associações culturais, algumas no exterior, como Itália, Argentina, Uruguai, França, Espanha, República Dominicana e México.
Sua obra e sua figura marcante também ficaram eternizadas em ruas e praças que receberam o seu nome em vários municípios da Região dos Lagos.
Em reconhecimento à importância do poeta para a Região dos Lagos, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) concedeu a ele a maior honraria, a Medalha Tiradentes ‘post mortem’ em 2015.
“Meu avô era um apaixonado pela Região dos Lagos e transformava em poesia tudo o que via. Cada hino, música, poesia, tudo foi escrito com a grandeza da alma de um poeta e compositor. Victorino Carriço deixou um legado cultural imenso e tenho muito orgulho disso. Vamos homenageá-lo sempre. Ele merece”, declarou a neta Fernanda Carriço, que cuida da obra do avô.
“Vamos cantar as músicas dele, celebrar essa existência que nos enche de orgulho”, disse Junior Carriço, o neto músico que interpreta as canções de Victorino Carriço.
Poesia na essência
A poesia fez parte dos seus dias até os últimos anos de vida. Da janela de sua casa, o "Santinho" dedicava versos a quem passava na rua, mesmo quando já estava acamado.
O poeta morreu em 2003, aos quase 91 anos.
Seus amigos, familiares e admiradores poderão apreciar suas composições nas celebrações que acontecerão em Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.
Confira a programação:
- Arraial do Cabo
Dia 28/07, quinta-feira - homenagem no cinema municipal, às 18h.
Dia 29/07, sexta-feira - homenagem na Câmara Municipal, com hasteamento da Bandeira e execução do hino da cidade, de sua autoria.
- Cabo Frio
Dia 29/07, sexta-feira - apresentação do músico Júnior Carriço, neto de Victorino, e recital de poesia, na Praça Gentil Gomes de Faria, Passagem, a partir das 18h.
A prefeitura também preparou um material audiovisual em homenagem ao poeta e vai veicular nas redes oficiais do município.
- São Pedro da Aldeia
A Secretaria de Cultura produziu um vídeo com a participação dos netos do poeta, Fernanda Carriço e Júnior Carriço, que falaram sobre seu avô e cantaram a canção "Voltei ao Baixo Grande", dedicada ao bairro onde ele nasceu e viveu até sua juventude. O vídeo será veiculado nas redes sociais e site da Prefeitura.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.