MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pavilhão das Artes, em Nova Friburgo, será reaberto no mês que vem, diz prefeitura

Poucos artesãos conseguiram expor suas peças temporariamente no Centro de Turismo

Por Natalia Amorim
23/03/22 - 15:43
Pavilhão das Artes, em Nova Friburgo, será reaberto no mês que vem, diz prefeitura Casa do Artesão, no Pavilhão das Artes, fica localizada no Cônego, em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Eles utilizam dos mais diversos materiais: madeira, pedra, cerâmica, fibras, entre outros, como matéria-prima para a confecção de seus trabalhos. Aliado à criatividade, os artesãos produzem peças que encantam e, muitas vezes, também têm alguma funcionalidade.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana, 80 desses profissionais da Casa do Artesão, no Pavilhão das Artes, foram afetados pela paralisação das atividades, devido a uma reforma que começou há um ano.

Os profissionais foram realocados do Cônego para o Espaço Arp, que cedeu o local para os artesãos. Mas, depois de um tempo, o espaço precisou ser devolvido aos proprietários. Atualmente, apenas 23 pessoas conseguem expor os trabalhos no Centro de Turismo. As outras 57 ficaram sem ter onde mostrar suas obras.

Agora, a boa notícia é que a prefeitura afirmou ao Portal Multiplix, por meio de nota, que as obras do Pavilhão das Artes já estão em fase final, com término previsto para o fim do mês de abril:

Temos andado junto com a categoria, escutando as demandas, fomentando, e agindo em situações pontuais, pois entendemos a importância do artesanato para o turismo do município.

Artesãos aguardam retorno ao pavilhão

Lenira Alice faz artesanato desde pequena. Após a maioridade, o hobby virou fonte de rendaLenira Alice faz artesanato desde pequena. Após a maioridade, o hobby virou fonte de renda | Foto: Lenira Alice/Arquivo pessoal

Lenira Alice é uma das artesãs que conseguiram continuar trabalhando, mas não vê a hora de voltar logo para o antigo espaço:

“Somos muito gratos por terem nos cedido o Centro de Turismo, mas lá, somos muito limitados. Só conseguem expor aqueles artesãos que produzem peças pequenas e ainda assim poucas quantidades. Quem tem peças volumosas, como móveis, por exemplo, não consegue, por causa do tamanho do espaço. A gente está doido pra voltar pra nossa casa, porque lá o espaço é muito bom”, pontuou.

A coordenadora do Pavilhão das Artes, Elizabeth Anchieta, diz que além do impacto financeiro, pois o artesanato é uma complementação de renda para muitos artesãos, o fechamento do pavilhão também afeta o emocional desses profissionais, já que muitas pessoas criaram laços com quem conviviam por lá.

“Com a notícia de que está próximo de finalizar as obras, os artesãos e artesãs estão super empolgados para retornar para nossa casa. Já estou fazendo um novo cadastro dos profissionais para que possamos voltar de forma organizada”, finaliza.

O artesanato tem grande importância na geração de renda e no desenvolvimento do turismoO artesanato tem grande importância na geração de renda e no desenvolvimento do turismo | Foto: Lenira Alice/Arquivo pessoal

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.