MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo é tema de programa na televisão francesa

Destination Francophonie, de uma das maiores redes de comunicação do mundo, aborda a história da ex-colônia suíça no Brasil

Por Redação Multiplix
28/05/20 - 09:00
Nova Friburgo é tema de programa na televisão francesa O apresentador Ivan Kabacoff em frente à Queijaria Suíça, em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/TV5 Monde

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, é tema de um programa de TV francês, que conta a história do município, antiga colônia suíça no Brasil, e a relação da cidade com o idioma e a cultura dos países francófonos, por meio da unidade local da Aliança Francesa.

Trata-se do programa Destination Francophonie (Destino Francofonia, em português), da TV5 Monde, apresentado e dirigido por Ivan Kabacoff, que foi gravado na cidade serrana em dezembro de 2019 e teve seu primeiro episódio exibido no último sábado, 23. No próximo dia 29, sexta-feira, é a vez da segunda parte ir ao ar.

No Brasil, foram escolhidas apenas três das 40 cidades do país que possuem pelo menos uma Aliança Francesa, para conferir o papel da instituição na propagação da cultura francófona em território brasileiro.

Além de Nova Friburgo, Rio de Janeiro e Florianópolis também foram visitadas. Os programas nessas cidades já foram exibidos em fevereiro e março deste ano, respectivamente.

Na serra fluminense, lugares históricos como a Queijaria Escola, o Memorial da Colonização Suíça, a praça Getúlio Vargas e a Fundação Dom João VI fizeram parte do roteiro do apresentador. A banda Euterpe Friburguense embalou a trilha sonora com uma apresentação.

Na Fundação Dom João VI, a historiadora Vanessa Melnixenco apresenta o decreto da fundação de Nova Friburgo ao apresentador Ivan Kabacoff Na Fundação Dom João VI, a historiadora Vanessa Melnixenco apresenta o decreto da fundação de Nova Friburgo ao apresentador Ivan Kabacoff | Foto: Reprodução/TV5 Monde

“A história da Aliança se entrelaça com a retomada dos laços de amizade entre Nova Friburgo e Fribourg, na Suíça, na década de 1970. Por isso, foi importante mostrar, mesmo que sucintamente, um pouco da história da imigração suíça”, comenta a historiadora e professora da Aliança Francesa de Nova Friburgo, Vanessa Melnixenco.

A historiadora acompanhou o apresentador Ivan e a cinegrafista Florence Goisnard no tour pela cidade, que durou dois dias.

“Sem dúvida, a preferência pelo município se deu graças ao trabalho de excelência desenvolvido pela Aliança Francesa durante 41 anos em Nova Friburgo", afirma.

"Além das aulas de francês, a Aliança emite certificados DELF e DALF reconhecidos pelo Ministério da Educação francês, promove intercâmbios linguísticos na França e na Suíça, desenvolve projetos culturais (como o Cineclub) e mantém dois corais, um adulto e um infantil”, enaltece Vanessa.

O trabalho desenvolvido pela equipe francesa também contou com a ajuda e contribuição de outros friburguenses.

“A professora Ana Eleaní Lengruber Nidecker falou sobre sua experiência pessoal de como ser descendente de suíços foi um estímulo para o aprendizado do francês; o pesquisador Henrique Bon explicou sobre a participação da imigração suíça no desenvolvimento sociocultural da cidade; o artista Raimundo Peres abordou a presença francófona na arte; o cineasta Gabriel de Almeida relatou a sua experiência de ter filmado um curta na Suíça; a professora Mariane Gayte falou sobre sua prática em ensinar o francês para crianças; o coordenador pedagógico e professor Marcelo Costa fez a demonstração de uma aula; e a diretora Annette Bordage Bessa contou sobre a história e todas as atividades desempenhadas pela Aliança. Vale ressaltar que as imagens aéreas são de autoria de Pedro Bessa”, explica a historiadora.

Para Vanessa, essa foi mais uma oportunidade de mostrar a história da cidade e dividir a admiração que tem pelo município e pela instituição de ensino.

“Senti-me feliz e realizada em poder contribuir com meu conhecimento. Não sou friburguense, mas passei a amar essa cidade quando conheci sua história. Por isso, é sempre um prazer narrá-la e fazer com que mais pessoas a admirem. Posso dizer o mesmo da Aliança Francesa de Nova Friburgo. Ali, não só aprendi o francês, mas testemunhei como a educação transforma vidas. Portanto, é também com orgulho que sempre faço questão de divulgar o trabalho que é desenvolvido”, finaliza.

O programa pode ser visto na sexta-feira, 29, pela página do Facebook do Destination Francophonie, ou no sábado, 30, às 9h10, na TV5 Monde América Latina, disponível em algumas operadoras de TV por assinatura. O primeiro episódio já está disponível na rede social. Para assistir, basta clicar aqui.

A tradução para o português será feita em breve, de acordo com Vanessa, alcançando um público ainda maior.

O programa

Destination Francophonie, na descrição da TV5 Monde, é um programa curto que apresenta semanalmente uma iniciativa positiva a favor da língua francesa e da francofonia no mundo.

Diversos episódios já foram exibidos ao longo dos últimos quatro anos, desbravando variadas partes da Europa, África, América, Ásia e Oceania.

TV5 Monde

A TV5 é a primeira rede mundial de televisão em francês e tem o objetivo de divulgar e compartilhar a diversidade de culturas e de pontos de vista.

Ao passar do tempo, a programação foi adaptada ao público da América Latina e, nos horários nobres, oferece 50% de sua programação com legendas em espanhol e português.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.