Mês da Consciência Negra tem programação em Araruama, Arraial, Búzios e Cabo Frio
Atividades são gratuitas e contam com aula de capoeira, exibição de filmes e feira cultural dos quilombos
 Búzios realiza a Feira Cultural de Baía Formosa
              |
              Foto: Reprodução/Redes Sociais
            
              Búzios realiza a Feira Cultural de Baía Formosa
              |
              Foto: Reprodução/Redes Sociais
            
          O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no próximo domingo, dia 20, e nas cidades de Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, a data será marcada por diversos eventos.
O principal objetivo é dar voz às discussões e ações de combate ao racismo e a desigualdade social, além de abordar os avanços na luta do povo negro, celebrando a cultura afro-brasileira.
Araruama
No município, será realizado entre sábado e domingo, dias 19 e 20 , a III Mostra Cultura Afro. O tema escolhido para este ano foi ‘Consciência e respeito: respostas para o mundo contra o preconceito’. O evento acontecerá na Praça Menino João Hélio, no Centro, das 10h às 20h.
Além de apresentações musicais e palestras, durante os dois dias de evento também haverá comidas típicas e artesanato local.
De acordo com os organizadores, o objetivo é discutir temas como resistência, cultura e memória negra para as novas gerações. O evento é gratuito.
Veja a programação:
19/11 (Sábado)
- 10h - Palestra “Minha História - Respeito e Resistência”, com o professor Dr. Robson 
- 11h30 - Show com Jéssycarla 
- 14h30 - DJ 
- 15h - Apresentação musical da E.M. Agostinho Franceschi 
- 17h - DJ 
- 19h - Show com Paulinho Brinco 
20/11 (Domingo)
- 10h - Abertura dos stands em funcionamento 
- 11h30 - Show com Mary Silva 
- 14h- Moana – Animação com Tia Carol 
- 16h - DJ 
- 17h - Banda Ukuquina 
- 18h - Peça teatral 'Navio Negreiro' 
- 19h30 - Show com Luiza Dionísio 
Arraial do Cabo
De acordo com a prefeitura, na próxima terça-feira, 22, será realizado o Circuito Afro Cultural na cidade. O evento vai contar com aula de capoeira, contação de histórias e cine afro, além de rodas de conversa no antigo cinema, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h.
O objetivo principal é a promoção da justiça social, igualdade racial, de direitos e oportunidades, por meio do combate ao preconceito e a discriminação.
Búzios
No balneário mais charmoso do país, nesta sexta-feira, dia 18, e sábado, dia 19, acontece a Feira Cultural de Baía Formosa, na Praça Santos Dumont, no Centro, das 15h às 22h.
Segundo a prefeitura, no local serão realizadas oficinas de gastronomia, artesanato e moda, apresentação da Ciranda Quilombola, além de apresentações musicais com André Jamaica, na sexta, dia 18, e do Bloco Afro Olodumaré, no sábado, dia 19.
A atividade é promovida através do edital “Povos Tradicionais” da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios e Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa.
 Abertura do evento será na Casa do Bicentenário | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio
Abertura do evento será na Casa do Bicentenário | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio 
Cabo Frio
Começa neste domingo, 20, em Cabo Frio, o projeto 'Novembro Negro'. A programação, que vai até o dia 27, é promovida pela Coordenadoria de Igualdade Racial da cidade.
De acordo com a prefeitura, estão previstas exposições, workshops, painéis e outras atividades. A abertura do evento acontece neste domingo, dia 20, às 9h, na Casa do Bicentenário, no Itajuru, com a “Dandara: Feira Cultural e Empreendedora”.
A programação acontecerá até às 18h, com reunião pública do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, para avaliação das perspectivas e políticas públicas.
O público também vai poder acompanhar a apresentação do Coral Marearte, aula inaugural do curso de canto coral infantojuvenil, encontro de jongo, exposição “Universo da Capoeira, Roda de Capoeira (Iê Capoeira) e aulão de forró (Projeto Forró na Praça).
As atividades seguem até o dia 27, às 17h.
Veja programação:
20/11 (Domingo - Casa do Bicentenário):
- 9h – Abertura da “Dandaras: Feira Cultural e Afroempreendedora” 
- 9h30 – Reunião Pública do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial: Avaliação das Perspectivas e Políticas Públicas 
- 10h30 – Coral Marearte: apresentação e aula inaugural do curso de canto coral infantojuvenil 
- 14h – Encontro de Jongo 
- 14h30 – Exposição “O Universo da Capoeira” (Iê Capoeira) 
- 15h – Roda de Capoeira (Iê Capoeira) 
- 15h30 – Atividade artística e cultural 
- 16h30 – Aulão de Forró (Projeto Forró na Praça) 
- 18h – Encerramento 
21/11 (Segunda)
- 10h – Palestra com Professor Doutor Robson Luiz Machado Martins: Racismo, Direitos Humanos e a Importância da Aplicação da Lei 10.639 (Ciep 193 Wilson Mendes – Jacaré) 
- 14h – Abertura da Exposição “Olhar da Perifa” (Charitas) 
- 16h – Painel On-line com o Professor Doutor Robson Luiz Machado Martins: Racismo, Direitos Humanos e a Importância da Aplicação da Lei 10.639 
22/11 (Terça)
- 9h às 16h – Xelly Afroarts do mês da consciência negra: doação de alimentos em troca de penteados nagô (ação social) – Rua Expedicionários da Pátria, 655 – São Cristóvão
24/11 (Quinta)
- 14h – Workshop de Grafite com Cristiano Ousado e Bia (Casa do Bicentenário) 
- 6h – Painel On-line: Juventude Negra, Construção de identidades e Ascensão social. (Mediador Marlon Barbosa) 
27/11 (Domingo)
- 9h às 17h – Circuito Quilombola: Vivências, Cultura e Identidade
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.







 
                   
                .jpg) 
              .jpg) 
              