Festival Internacional de Cinema de Humor chega a Búzios pela primeira vez
Único festival do país dedicado ao gênero ocorre em dois fins de semana no balneário
Evento começa neste sábado, 14, e ocorrer por dois fins de semana no Cine Bardot
|
Foto: Divulgação/Cine Bardot
Os apaixonados por audiovisual em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, terão a oportunidade de vivenciar um evento dedicado à sétima arte. O balneário vai receber o Festival Internacional de Cinema de Humor (FINTCH) que, pela primeira vez, será realizado no Gran Cine Bardot.
O evento começa neste sábado, 14, e ocorrer por dois fins de semana, apresentando o que há de mais atual na produção do cinema independente mundial dedicada ao humor. A programação se estende aos dias 15, 21 e 22 de dezembro, com sessões às 14h30 e 16h.
De acordo com a organização, além do Brasil, outros 17 países, entre eles, Argentina, Espanha, França, Estados Unidos, Alemanha, Coréia do Sul, Irã e Rússia, serão representados durante o festival. A entrada é gratuita.
Com um total de 53 curtas, o FINTCH oferece a oportunidade de conhecer novos filmes e observar a capacidade do cinema de humor de se reinventar, sempre encontrando novas formas de fazer o público rir, refletindo as mudanças culturais e sociais de cada época.
Filme 'A Mãe da Filha', de Isabel Cavalcanti, será um dos curtas apresentados no festival | Foto: Divulgação/Cine Bardot
Entre os organizadores, Flavio Machado, produtor e curador do festival, destaca que o gênero de humor ganha ainda mais sofisticação no cinema, de modo que seu uso é fundamental para criticar aspectos da sociedade:
O humor no cinema vai muito além da comédia tradicional. Com roteiros e diálogos inteligentes, leves ou mais sofisticados, em filmes de diferentes gêneros o humor aparece de maneiras sutis ou exageradas, transformando-se em uma potente ferramenta de crítica social.
A produção nacional será representada por sete curtas-metragens produzidos entre 2022 e 2024. O Brasil é o terceiro país com maior número de filmes participantes. Veja a lista abaixo:
"A Mãe da Filha", de Isabel Cavalcanti;
"Apresuntado", de Bianca Pirmez;
"Bem-vindo à família", de Rafael Castro Lopes;
"Casal Moderno", de Victor Nascimento;
"Do Nosso Jeito", de Francisco Carlos Malta;
"Minha Vida é Uma Série", de Taisa Alves;
"Um ou Dois", de Adriana Paulini Leão e Jacidio Leão.
A América Latina também estará representada por outros três países: Argentina, com "La Gauchada", de Juan Follonier e Gastón Calivari; e "Complejo de Algo", de Tadeo Pestaña Caro e Rita Hostt; Chile, com "Hola", de Catherine Mazoyer e Uruguai, com "El Actor Errante", de Israel Mirenda.
Com 26 produções, a Espanha terá a maior participação. Destaque para "Regreso al Armario", do diretor Gerald B. Fillmore, que na primeira edição do FINTCH recebeu uma menção honrosa por seu filme "For Pete's Sake".
A França também estará presente no festival com nove filmes, um dos destaques é "Au revoir Belmondo", de Lisa Kohn.
A lista de países participantes segue com Alemanha, Belarus, Bélgica, Coreia do Sul, Estados Unidos, Irã, Itália, Líbano, Macedônia do Norte, Rússia, Suécia e Ucrânia.
Espanha será o país com maior representação e terá 'Regreso al Armario', do diretor Gerald B, no evento | Foto: Divulgação/Cine Bardot
Para Flavio Machado, a programação promete agradar fãs do gênero e apaixonados por cinema, que poderão contemplar produções que fogem do padrão mais usual do cinema comercial:
O humor pode iluminar absurdos do cotidiano, expor contradições sociais ou explorar a complexidade das emoções humanas, tudo isso de maneira inesperada. Isso faz com que o público se sinta desafiado, questionando a si mesmo, mas sem perder o prazer da experiência.
A 2ª edição do FINTCH é uma realização da Benguela Produções e conta com o apoio cultural do Gran Cine Bardot.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






