MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis será a primeira cidade da região a usar aplicativo para taxistas criado no Rio

Ferramenta é aposta na disputa contra aplicativos particulares de corrida e promete mais transparência aos passageiros

Por Redação Multiplix
04/04/22 - 16:07
Teresópolis será a primeira cidade da região a usar aplicativo para taxistas criado no Rio Cerimônia de assinatura da adesão ao aplicativo Táxi.Rio.Cidades em Teresópolis | Foto: Divulgação/Bruno Nepomuceno (Secom/PMT)

Após quatro anos de reivindicações, os taxistas de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, terão mais uma oportunidade de espaço no mercado de trabalho. Os profissionais vão participar de um aplicativo que vai facilitar a vida dos motoristas e dos passageiros. O município é o primeiro da região a aderir à ferramenta desenvolvida e utilizada na capital fluminense.

O cadastro para integrar o 'Táxi.Rio.Cidades' será realizado de forma gratuita nesta quinta-feira, dia 7, das 10h30 às 12h30, nas secretarias de Ciência e Tecnologia e de Segurança Pública, que fica no Teatro Municipal. Os motoristas irão passar por um treinamento para utilizar o aplicativo.

O convênio de adesão ao aplicativo Táxi Rio foi assinado com a Prefeitura do Rio de Janeiro no mês passado. A ferramenta pode ser acessada por smartphones, e os passageiros terão descontos que variam entre 10% e 40%.

“Abraçamos a iniciativa e as secretarias de Ciência e Tecnologia e de Segurança Pública rapidamente atuaram para a vinda dessa ferramenta para o nosso município, beneficiando taxistas e passageiros. É uma grande vitória de Teresópolis no segmento do transporte”, destaca o prefeito Vinicius Claussen.

No total, Teresópolis conta atualmente com 360 profissionais atividade na cidade. Rafael Vital, presidente da Associação dos Taxistas diz que esta é uma reivindicação antiga da categoria.

“Estamos desde 2018 em conversas com o Poder Público na busca de uma ferramenta que nos auxilie a lutar contra os aplicativos de corrida particular. A repercussão entre os motoristas de táxi tem sido tão positiva que acreditamos que 80% deles irão aderir à novidade. Até os passageiros já estão ansiosos e nos perguntando quando será implantado”, afirma.

O aplicativo

Desenvolvido pela equipe técnica da IplanRio (Empresa Municipal de Informática da Prefeitura do Rio de Janeiro) e em uso pelos taxistas da cidade carioca, o Taxi.Rio.Cidades permite aos passageiros acionar o serviço pelo smartphone em qualquer hora do dia.

O aplicativo traz as opções de formas de pagamento e as faixas de desconto determinadas pelo taxista. Também traz dados sobre a localização do motorista mais próximo, entre outras informações.

Entre os benefícios para o passageiro, estão: preço fixo, transparente e com previsibilidade; maior segurança ao utilizar o táxi, um meio de transporte homologado; possibilidade de compartilhamento da corrida, com maior segurança; e maior facilidade e oferta de táxis na palma da mão.

Para os taxistas, as vantagens serão: aumento na geração de renda local; maior padronização do serviço prestado pelos taxistas; gestão eficiente da frota de táxis em tempo real; melhoria da mobilidade urbana, com maior segurança para os profissionais, passageiros e turistas; validade pelo órgão público competente de todo o cadastro do taxista na plataforma.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.