MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Seis toneladas de peixes são puxadas em rede de uma só vez em Arraial do Cabo; veja o vídeo

Fartura da cavalinha fez a alegria de pescadores e moradores. Situação não era vista há dez anos na praia

Por Vinícius Pereira
16/03/22 - 16:01
Seis toneladas de peixes são puxadas em rede de uma só vez em Arraial do Cabo; veja o vídeo Banhistas ajudaram os pescadores a retirar os peixes da água | Foto: Stanley Wagner

Quase seis toneladas de peixe cavalinha foram retiradas em apenas uma puxada de rede na Praia Grande, em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio, no fim da tarde dessa terça-feira, 15. (Veja o vídeo no fim da reportagem).

Essa abundância não só fez alegria dos pescadores artesanais, mas também dos turistas e moradores que estavam na areia, que aproveitaram para garantir o pescado na mesa.

Raimundo Nonato Rocha, muito conhecido como Raimundinho, estava na praia cercando os peixes com na canoa. O pescador contou ao Portal Multiplix que há cerca de dez anos não se via a cavalinha em tanta quantidade na Praia Grande.

“Creio que isso esteja acontecendo por causa da greve dos pescadores de barcos industriais que pescam em alto-mar. A pesca predatória nos prejudica muito, mesmo com a fiscalização acontecendo. Nesses dias, também estamos encontrando mantas (cardumes) enormes de outro peixe, o xerelete”, explicou Raimundinho.

Com 40 anos de experiência no mar, o pescador se emociona ao ver os peixes de volta.

A gente sente aquela emoção. Eu pesco faz muitos anos e ver uma coisa dessas é muito importante. Estamos em uma reserva extrativista e fico engrandecido em viver esse momento. É muito gratificante.

Parte do pescado foi distribuído para moradores e turistas que estavam na Praia GrandeParte do pescado foi distribuído para moradores e turistas que estavam na Praia Grande | Foto: Stanley Wagner

O lance, como a pescaria é chamada pelos mais antigos na região, trazendo o grande cardume do peixe, foi registrado pelo fotógrafo Stanley Wagner. Ele conta que a pesca ao pôr do sol trouxe a lembrança dos bons tempos da pescaria no cerco de praia, com a canoa de boçarda, que são embarcações feitas de um só tronco de madeira.

“A nossa tradição resiste! Gosto muito de registrar estes momentos da nossa pesca artesanal. Sou morador, admirador e tenho grande orgulho da nossa tradição e história. Foi um momento bem bacana de filmar, segurar a rede e vivenciar esse espetáculo da nossa cultura cabista”, disse Stanley.

Parte do pescado foi distribuída para moradores e turistas que estavam na Praia Grande. Eduardo Almeida, que participou da puxada, conseguiu levar o seu peixinho para casa.

“Eu cheguei no finalzinho, eles começaram às 17h e encheram a canoa. Consegui levar peixe para os amigos e para minha família”, disse Dudu.

A pesca artesanal é uma característica da identidade cultural do nosso litoral. Até hoje, o trabalho é passado de geração em geração, mantendo assim uma tradição há anos.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.