Placa com gastos públicos instalada em evento da Reforma Protestante é alvo de questionamentos em Friburgo
Objeto faz parte de uma nova lei municipal que busca dar mais transparência às festas da cidade
            
              Evento da Reforma Protestante ocorreu nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro
              |
              Fotos: Reprodução/Assessoria/Redes Sociais (PMNF)
            
          Nos dias 30, 31 de outubro e 1° de novembro, ocorreu a celebração da Reforma Protestante em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro. Realizada com investimento público e patrocínio, a festa foi uma das primeiras da cidade a ter que seguir a lei municipal nº 5.101.
O texto em questão foi promulgado pela Câmara de Vereadores no dia 29 de setembro deste ano e obriga a instalação de painéis informativos em eventos que utilizem, total ou parcialmente, recursos vindos da administração pública friburguense.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
Com shows de Nívea Soares, Thalles Roberto e banda Morada, a Reforma Protestante 2025 ocorreu na praça do Suspiro.
Placa instalada em fonte decorativa na área da praça do Suspiro | Foto: Reprodução/Assessoria
Assim, a placa com os gastos referentes ao evento, R$ 1.050.649,52, foi instalada na estrutura de uma fonte decorativa existente na área, onde funcionou a praça de alimentação da festa.
O informe em um tamanho próximo às dimensões de uma folha de papel A4 gerou questionamentos.
O autor da lei municipal, vereador Maicon Gonçalves (Mobiliza), falou ao Portal Multiplix sobre a visibilidade:
Isso foi uma tentativa direta do Executivo de burlar uma lei de visibilidade. A gente via ali dentro do evento que tinha uma grande quantidade de painéis de LED, placas informativas. Aí quando foi mostrar transparência para população, ele [o Executivo] foi contrário ao espírito da lei. Tentou diminuir ao máximo a entrega desse conteúdo, burlando a sua finalidade.
O parlamentar ainda afirmou à reportagem que vai propor uma emenda à lei municipal em questão para definir, "de acordo com a proporcionalidade do evento, um tamanho mínimo para poder ser exposta essa placa e um local".
Quando o Portal Multiplix noticiou sobre a nova legislação, no mês passado, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que estava "avaliando se a matéria é constitucional".
Na tarde desta segunda-feira, 3, ao portal, o governo municipal reforçou que ainda há dúvida sobre o assunto, mas completou que cumpriu a lei:
A Prefeitura de Nova Friburgo esclarece que, mesmo ainda havendo dúvida sobre a constitucionalidade da lei, o município a cumpriu na íntegra.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






