Operação Spolia: MP e polícias Civil e Militar cumprem mandados de busca e apreensão em Búzios
Ação é contra grupo apontado por praticar invasões de terrenos e vendas de lotes ilegais no balneário
14/06/23 - 13:44

Nesta quarta-feira, dia 14, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Búzios, em colaboração com a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), a Polícia Civil (127ª DP) e a Polícia Militar (25º BPM), iniciou a operação ‘Spolia’.
O objetivo da ação é desarticular um grupo que, segundo o MPRJ, estava invadindo terrenos em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio.
Ainda de acordo com o órgão, os homens intimidavam moradores com armas de fogo, promoviam desmatamento de vegetação nativa, comercializavam lotes ilegais e utilizavam documentos falsos na região.
As investigações tiveram início a partir de denúncias feitas por vítimas ao Ministério Público, em Búzios, de que uma determinada área no município estaria sendo invadida por pessoas armadas, possivelmente ligadas a uma milícia da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.
O Ministério Público do Rio de Janeiro detalhou como funcionava o esquema:
O grupo em questão invadia os terrenos, mediante ameaças, a pretexto de estar agindo para proteger patrimônio particular discutido em inventário. Posteriormente, contudo, após as invasões, era promovido o loteamento e venda irregular de terrenos por meio da empresa Omegaville, situada no Bairro de Campo Grande e com histórico de atuação em invasões e venda de lotes irregulares.
A operação desta quarta visa cumprir 15 mandados de busca e apreensão contra as possíveis lideranças da associação criminosa, além de seguranças, corretores, empresários e outros suspeitos de participar do grupo.
Todo o material apreendido será utilizado como base para futuras denúncias por parte do MPRJ, buscando a responsabilização judicial dos envolvidos nessas atividades criminosas, ainda de acordo com a promotoria.
A reportagem ainda tenta contato com a empresa do Rio citada nessa operação.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.