MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo volta ao estágio de atenção e não possui pessoas desalojadas

Entretanto, município segue em situação de emergência após decreto municipal

Por Redação Multiplix
06/01/20 - 12:17
Nova Friburgo volta ao estágio de atenção e não possui pessoas desalojadas Chuvas causaram transtornos à população friburguense nos primeiros dias do ano | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Após decretar estado de emergência em razão das fortes chuvas deste início de 2020, a cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, voltou ao estágio de atenção neste fim de semana e não possui pessoas desalojadas, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil, no último domingo, dia 5 de janeiro.

Segundo o órgão, entre o sábado e a manhã de domingo, foi registrada precipitação média de 22,81 milímetros. O local em que mais choveu no período foi o distrito de Lumiar, que registrou 45,86 milímetros de chuva. Por sua vez, o bairro em que teve o menor acumulado, no período, foi o de Nova Suíça com 11,02 milímetros.

A Defesa Civil informa que não foram registradas ocorrências significativas.

Na tarde do último sábado, 4, Nova Friburgo recebeu a visita de uma equipe da Defesa Civil do Estado, que esteve em reunião com a Defesa Civil Municipal.

A visita faz parte de uma agenda do Estado, de levantamento in loco, da situação dos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias. Durante o encontro foram abordadas orientações importantes sobre o decreto municipal que colocou Nova Friburgo em situação de Emergência.

O grupo, juntamente com uma comitiva formada pelo prefeito Renato Bravo, esteve nas localidades mais afetadas pelas fortes chuvas, como Amparo, Vale dos Pinheiros e Olaria.

Decreto

No início da noite de sexta-feira, 3, a prefeitura publicou no Diário Oficial Eletrônico um decreto de situação de emergência, válido por 180 dias.

No documento, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos e pastas municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das áreas públicas e comuns atingidas, assim como a convocação de voluntários tanto para atuar nas ações de reposta aos desastres como para arrecadação de recursos às vítimas.

A norma estabelece ainda que autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil podem ingressar nas residências para prestação de socorro e determinar evacuação, caso precise.

Apesar do decreto, a prefeitura informou que não há motivo para alarde.

Linhas afetadas

Na manhã desta segunda, 6, a NovaFaol, empresa de ônibus que atua na cidade, atualizou as linhas de ônibus afetadas pelos temporais:

  • Amparo/Tiradentes – Indo até o campo em razão de uma cratera aberta na rua
  • Alto do Catete – Linha suspensa em razão da lama na estrada
  • Alto de Olaria – Em razão de um buraco, não está indo na Rua Afonso Mario de Azevedo Bairro Novo – Manobrando no local da antiga manobra
  • Colonial 61 – A linha está indo até a Ponte Branca devido a buraco na estrada
  • Fazenda Rio Grande - Está indo até o asfalto devido a lama na estrada
  • Perissê – Manobrando na Casa Ypu devido a um buraco na Rua Campos Sales
  • Pilões – Por causa de lama na estrada, o ônibus está indo até a parte asfaltada da via
  • Retiro – Manobrando um pouco antes do ponto final por causa de buracos na estrada -Rio Grande de Cima – Está indo até a ponte em razão de lama na estrada
  • Riograndina (via Maringá) – O ônibus está manobrando no armazém em razão de obras
  • Salinas – Por causa de lama na estrada, a linha está indo até a parte asfaltada da via
  • Solares – Indo até a ponte em razão de buraco na subida
  • Vale dos Pinheiros – Em razão da cratera aberta, a linha de ônibus está indo até a rua Maria José de Andrade Vieira, manobrando em frente ao refúgio Kampai

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.