Nova Friburgo amplia quarentena e torna obrigatório o uso de máscaras nas ruas
Medidas de restrição já adotadas, como o fechamento do comércio e de outros segmentos, seguem mantidas até o dia 31 de maio

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, prorrogou a quarentena até o dia 31 de maio. Com isso, permanecem todas as medidas de prevenção, controle, redução e enfrentamento de contágio pelo novo coronavírus no município. A decisão foi tomada por meio do decreto 584, assinado pelo prefeito Renato Bravo e publicado no início da noite desta segunda, 25, no Diário Oficial eletrônico da prefeitura.
A medida teve como base o estado de calamidade pública decretado pelos governos federal e estadual, o estado de emergência em saúde pública e a necessidade de adequar a infraestrutura hospitalar do município diante do ritmo acelerado de transmissão do vírus.
A prorrogação da quarentena é justificada ainda com base nos 190 casos confirmados e as 18 mortes por covid-19 em Nova Friburgo, de acordo com o boletim divulgado hoje pela prefeitura, além da taxa de ocupação dos leitos para o novo coronavírus na cidade estar em torno de 90%.
Em Nova Friburgo, apenas os serviços essenciais permanecem podendo funcionar, como bancos, farmácias, supermercados, açougues, hortifrútis, distribuidoras de gás, postos de combustíveis, serviços de telecomunicação, concessionárias de água, luz, lixo e transporte público.
Além disso, desde abril as indústrias de confecção podem funcionar, desde que atendam à demanda local, estadual, nacional e mundial com a fabricação de insumos, matérias-primas e equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras em tecido para o combate ao novo coronavírus.
Os outros segmentos devem permanecer fechados ou, em alguns casos, funcionar por meio da modalidade de delivery, como bares e restaurantes.
Uso de máscara nas ruas agora é obrigatório
A novidade trazida pelo decreto publicado nesta segunda é a obrigatoriedade do uso de máscaras de barreira, sejam elas artesanais ou não, nas ruas. Até então, o uso obrigatório do equipamento de proteção individual era restrito aos estabelecimentos comerciais, locais de trabalho e transporte público.
O novo decreto também determina a obrigatoriedade do uso das máscaras em todos os estabelecimentos industriais e comerciais, em veículos de transporte coletivo, táxi e/ou transporte por aplicativos. Só não precisam usar as máscaras: crianças menores de 2 anos e pessoas incapacitadas ou incapazes de remover a máscara sem assistência.
A prefeitura justifica a nova medida com base em orientações gerais editadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Como denunciar desrespeito ao decreto
Quem quiser, pode denunciar à prefeitura o desrespeito às medidas, como lojas que estejam funcionando de forma irregular, estabelecimentos e empresas que deveriam estar fechadas, entre outras situações.
Para fazer uma denúncia, o usuário deve enviar mensagem, por meio do aplicativo WhatsApp, para o número (22) 99291-9128. Outro canal de comunicação é o email: ouvidoria@pmnf.rj.gov.br.