Nova Friburgo abre inscrições para o maior festival colaborativo de criatividade do mundo
Cidade participa pela segunda vez consecutiva do World Creativity Day, evento global com atividades gratuitas que conectam gerações
            
              Encontro de mobilização para o Dia Mundial da Criatividade, em Nova Friburgo
              |
              Foto: Divulgação 
            
          Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está com inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro para interessados em participar, segundo a organização, do "maior festival colaborativo de criatividade do mundo", o Word Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), que ocorrerá entre 21 e 23 de abril.
É a segunda vez consecutiva que a cidade recebe o evento e participa com outros 64 municípios de todo o Brasil.
Os interessados podem se inscrever pela internet como voluntários, inspiradores e anfitriões. Para mais informações e detalhes, basta clicar aqui.
Além do Brasil, o World Creativity Day (WCD) ocorre em países da Europa e Ásia Central com propostas de atividades gratuitas, como workshops, painéis, performances artísticas e encontros inspiradores, para promover conexões, aprendizado e transformação social.
Da mesma forma, de acordo com os organizadores, o festival tem a missão de construir uma comunidade global de líderes criativos e agentes de mudança em defesa da resolução 71/284 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Esse documento define, ao redor do mundo, "a data 21 de abril, como o dia de conscientização sobre a importância da criatividade e da inovação na solução de problemas no que diz respeito ao avanço das metas de desenvolvimento sustentável".
Edição 2025
A temática deste ano é "Gerações criativas: transformando talentos em impacto".
Segundo o líder do festival na cidade, Marcelo Verly, "o tema destaca a importância da união de diferentes gerações na geração de soluções inovadoras e impactantes". Ele ainda completou:
 O tema dialoga com a vocação histórica da cidade em formar talentos nas mais diversas áreas. A proposta é destacar iniciativas e trajetórias locais que contribuem para o desenvolvimento do município, promovendo visibilidade para esses talentos. Será o segundo ano consecutivo do evento, consolidando Nova Friburgo como um polo criativo.
Além disso, o evento fortalece o movimento criativo e inovador, integrando empresas, profissionais e instituições ao universo da criatividade. Também é esperado um impacto econômico positivo devido à organização em diversos espaços, além de mobilizar a comunidade para novas formas de pensar e trabalhar, afirma Verly.
De acordo com o organizador, a programação do WCD em Friburgo ainda está em desenvolvimento, mas estima-se entre 40 e 50 atividades, incluindo workshops, painéis e performances lideradas por inspiradores, profissionais criativos que provocam mudanças positivas.
Participação da sociedade
Também está disponível na internet um formulário que coleta temas e interesses específicos da comunidade friburguenses para alinhar atividades intergeracionais.
Isso garantirá atividades específicas direcionadas para a interação entre as diferentes gerações
, disse Verly.
Instituições parceiras
Algumas instituições como Espaço Arp, Sebrae, Casa dos Saberes, Euterpe Lumiarense e Usina Cultural Energisa já serão sedes das atividades. Porém, ainda há a necessidade de mais um "espaço anfitrião", segundo a organização.
Quem são os organizadores?
Atualmente, em Nova Friburgo, cerca de cem pessoas participam do grupo de organização, incluindo inspiradores, palestrantes e mobilizadores.
Voluntários: são pessoas em transição de carreira, interessadas em aprender e contribuir positivamente.
Inspiradores: são profissionais criativos com projetos relevantes e histórias inspiradoras.
Anfitriões: são os espaços culturais que sediarão as atividades.
Edição 2024
Na edição passada, foram registradas 93 atividades e 73 inspiradores, com quase 1.800 inscrições realizadas em Nova Friburgo.
Este ano, "pretendemos mais do que dobrar, para alcançar o máximo de interessados que pudermos com, pelo menos, 30 atividades", afirmou o líder Marcelo Verly.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






