Lei que cria Auxílio Aluguel para mulheres vítimas de violência é regulamentada em Teresópolis
Benefícios serão concedidos às vítimas referenciadas pela Secretaria dos Direitos da Mulher

Teresópolis, na Região Serrana do Rio, deu um novo passo para ajudar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
O Decreto Municipal 5.247/2020 define as regras de concessão do Auxílio Aluguel, benefício concedido às vítimas referenciadas pela Secretaria dos Direitos da Mulher, com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Social.
O documento, que será publicado nos próximos dias, foi assinado pelo prefeito Vinicius Claussen.
“Teresópolis está dando exemplo de política pública de proteção às mulheres vítimas de violência. A proposta do projeto de lei foi defendida pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal, com apoio da Secretaria dos Direitos da Mulher, e o Vereador Leonardo Vasconcellos conseguiu a sua aprovação. Sancionei e estou assinando o decreto de regulamentação, colocando o benefício à disposição das mulheres vítimas de violência que comprovarem não ter condição financeira de conseguir a proteção de um novo lar”, acrescentou o prefeito.
O documento foi assinado na presença da secretária dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, e equipe técnica, e da presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), Tania Barone, além de um grupo de conselheiras.
“É uma grande conquista para a segurança da mulher. Muitas não denunciam, nem registram a violência sofrida por não terem pra onde ir. Com a regulamentação da lei municipal, elas poderão sair de casa com seus filhos e ficar em segurança, evitando que a violência se perpetue”, disse Tania Barone, presidente do CMDDM.
Porém, para ter direito ao benefício, a mulher tem que estar referenciada na Secretaria dos Direitos da Mulher, com atendimento e acompanhamento da equipe técnica da secretaria.
“Será feito um estudo de caso, com o histórico social dessa mulher. Estamos construindo políticas públicas efetivas para mulheres vítimas de violência em Teresópolis. A partir da publicação do decreto de regulamentação da lei municipal, mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que se encontram em situação de vulnerabilidade social terão direito ao benefício do Auxílio Aluguel e poderão sair do ambiente tóxico ao qual, muitas vezes, se submetem, por não ter para onde ir”, concluiu a secretária Margareth Rosi.
Questionamos a prefeitura sobre os valores que serão pagos e a assessoria respondeu, por meio de nota, que todas as informações sobre o decreto estarão disponíveis nos próximos dias, assim que ele for publicado no Diário Oficial.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.