MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Espaço recreativo para crianças vai ocupar área da antiga Praça das Águas, em Cabo Frio

Revitalização do espaço é feita por meio se parceria público-privada, diz prefeitura. Local estava abandonado

Por Vinícius Pereira
03/02/22 - 14:21
Espaço recreativo para crianças vai ocupar área da antiga Praça das Águas, em Cabo Frio Área que estava abandonada será transformada em espaço recreativo | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, anunciou nessa quarta-feira, 2, que a área onde funcionava a Praça das Águas, na Praia do Forte, será transformada em um espaço recreativo para crianças. O local estava abandonado e oferecia perigo para moradores e turistas.

De acordo com o município, o projeto foi viabilizado por meio de uma parceria público-privada, firmada entre a prefeitura e a empresa GMV Nautimodelismo. O processo é regulamentado através de um termo de permissão precária.

Ainda segundo a prefeitura, o local terá brinquedos, atividades lúdicas, área de mini golfe, pista de carros a controle remoto, mini réplicas de traineiras e pontos turísticos da cidade.

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, informou que o espaço será inaugurado nos próximos dias. A data específica para a abertura ainda não foi divulgada.

“Como contrapartida, a empresa permissionária efetuará toda a manutenção da praça e atenderá gratuitamente crianças da rede pública de ensino. O local que estava com toda a estrutura comprometida, sendo necessária a remoção de boa parte dela, está passando por remodelação. Não serão utilizados recursos públicos no local, sendo a instalação e manutenção da estrutura de responsabilidade da empresa”, afirmou o secretário.

Espaço estava abandonado

A Praça das Águas foi inaugurada em 2013, tornando-se o ponto turístico mais procurado da cidade, um cartão-postal que chamava a atenção pela grandiosidade de sua estrutura.

A obra milionária foi orçada inicialmente em R$ 13 milhões. Na época, o cartão-postal era composto por um lago, iluminação trazida da Coreia do Sul, 28 postes com lâmpadas de led e mais de 160 lâmpadas coloridas espalhadas pela praça, além da pintura de grafite subaquático.

Com o passar dos anos, o espaço tornou-se um grande elefante branco, sendo abandonado pelo poder público.

Estrutura foi interditada para evitar acidentes Estrutura foi interditada para evitar acidentes | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Perigo para moradores e visitantes

Em setembro de 2021, a prefeitura iniciou a retirada da estrutura que oferecia perigo aos moradores e turistas que frequentavam o local.

A captação de água já estava desativada e o acumulado de lixo era constante no local. Além disso, fios e instalações elétricas ficaram à mostra e com risco de curto-circuito.

A ação foi determinada após avaliação feita por agentes da Defesa Civil Municipal e por engenheiros da secretaria de Obras e Serviços Públicos. A estrutura estava comprometida e poderia causas graves acidentes.

Vários trechos foram interditados com fita zebrada para impedir a entrada de pessoas. Na ocasião, a prefeitura informou que a praça foi entregue à atual gestão em completo abandono e sem manutenção há anos.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.