Companhias de cruzeiros suspendem operações no Brasil até 21 de janeiro
Segundo a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros, a decisão é voluntária

A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) anunciou nesta segunda-feira, 3, a suspensão imediata das operações nos portos do Brasil até 21 de janeiro de 2022. A decisão é voluntária por parte das empresas, que citam como motivação: "incertezas na interpretação e aplicação de protocolos previamente aprovados".
Essa decisão ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçar o pedido de término da temporada de cruzeiros após surtos de Covid-19 identificados nos navios.
De acordo com a nota da associação, "os protocolos do setor de cruzeiros excedem a maioria de outras indústrias e permanecem eficazes para mitigar o risco de Covid-19".
O texto diz ainda que "os casos de Covid-19 identificados em navios de cruzeiro consistem em uma pequena minoria da população total a bordo".
A Clia informou também que durante essa pausa estará trabalhando, em nome das companhias de cruzeiros que operam no país para buscar alinhamento com as autoridades do governo federal, Anvisa, estados e municípios nos destinos, em relação às interpretações e aplicações dos protocolos operacionais de saúde e segurança que haviam sido aprovados no início da atual temporada, que começou no mês de novembro.
Os cruzeiros que estão atualmente em navegação, vão finalizar os seus roteiros conforme o previsto.
O ministério da Saúde informou que a recomendação da Anvisa para suspender as atividades dos cruzeiros está sendo tratada por uma coordenação do gabinete civil da Presidência da República, pelos ministérios da Saúde, da Infraestrutura e da Justiça.
Íntegra da recomendação da Anvisa
"A Anvisa reforça a urgência da imediata interrupção da temporada de navios de cruzeiro no Brasil. Em que pesem os esforços da Agência nos últimos dias para controlar a situação sanitária das embarcações, as ações são gravemente impactadas por falhas no cumprimento dos protocolos pactuados para início da temporada.
Em razão do grave risco à saúde da população, a Anvisa já recomendou ao Ministério da Saúde, desde o dia 31/12, que a posição sobre a temporada de navios de cruzeiro disposta na Portaria GM/MS 2.928/2021 seja revista até que o cenário sanitário e epidemiológico seja reavaliado.
Conforme alertado às autoridades signatárias da Portaria Interministerial CC-PR/MJSP/MS/MINFRA 658/2021, a Agência segue aguardando a rápida e urgente manifestação do Ministério da Saúde, sob pena de graves episódios sanitários com risco à saúde pública."
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.