Chuva causa transtornos em Friburgo e semana começa com mudanças em linhas de ônibus
Elevação do nível dos rios e desabamento de parte do teto do Hospital Municipal Raul Sertã foram algumas ocorrências
Depois do temporal que atingiu a Região Serrana do Rio na última quinta-feira, 26, a chuva causou novos transtornos em Nova Friburgo neste domingo, 29.
Por volta das 19h, a forte chuva começou a assustar os friburguenses. Parte do teto da recepção da emergência do Hospital Municipal Raul Sertã chegou a desabar.
O nível dos rios Santo Antônio, Cônego e Bengalas aumentou devido à chuva, que se estendeu durante a noite. Com isso, diversos pontos da cidade ficaram alagados, como em Mury.
Ainda na localidade, a Rota 116, concessionária responsável pela RJ-116, informou que, às 22h25, o trânsito estava comprometido na altura do km 72, em frente a um posto de gasolina.
Caminhões e ônibus conseguiam passar, mas os veículos leves estavam sendo desviados para dentro do bairro.
Nas redes sociais, vários registros mostraram os problemas causados pelo temporal.
Nas câmeras do Instituto Friburgo Solidário, por exemplo, era possível acompanhar a elevação do rio no bairro Duas Pedras. Veja abaixo algumas das imagens das consequências da chuva nesse domingo:
Na manhã desta segunda-feira, 30, ainda era possível ver alguns pontos de alagamentos na cidade, como em uma das vias que dão acesso ao bairro Vale dos Pinheiros.
Um foto na internet mostra que os carros não conseguiam passar pela rua por causa da água, que não havia escoado.
Um dos acessos ao bairro Vale dos Pinheiros ficou alagado na manhã desta segunda-feira, 30 | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Balanço das ocorrências e previsão de mais chuva
Por meio de nota, a prefeitura informou que em média foram registrados 48,66 mm de chuva nas últimas 24 horas (entre 9h30 de domingo e 9h30 desta segunda) e que o maior volume de chuva foi no Barroso, distrito de Amparo, com média de 71,6 mm de chuva também em 24 horas.
A Defesa Civil disse que a chuva mais intensa, no entanto, foi registrada no bairro Granja Spinelli, com cerca de 0,2 mm em apenas 15 minutos - volume acima do normal.
Ao todo, foram 11 ocorrências em 11 bairros e distritos da cidade, como ameaça e quedas de árvore, infiltrações, além de outras pequenas ocorrências e vistorias técnicas promovidas pelas equipes da Defesa Civil.
Os bairros e distritos afetados foram: Centro, Chácara do Paraíso, Nova Suíça, Olaria, Stucky, Jardim Califórnia, Serra Nevada, Ruy Sanglard, Perissê e Riograndina.
Sobre o Hospital Municipal Raul Sertã, o órgão informou que a Defesa Civil realizou uma vistoria e constatou que o problema foi ocasionado pelo excesso de água que se acumulou no telhado. O local foi isolado e a previsão é de que ele seja liberado ainda nesta segunda-feira, após a manutenção do forro.
A Defesa Civil também sugeriu um aumento na capacidade de escoamento da calha para evitar que o problema se repita.
Os atendimentos seguem normais e, no momento, os pacientes que precisam de atendimento devem entrar pela sala trauma na parte de trás do hospital.
A previsão para as próximas horas é de chuva moderada a ocasionalmente forte para a região com ventos fracos a moderados.
Mudanças em linhas de ônibus
A empresa de transporte público, a NovaFaol, informou que diversas linhas tiveram que ser alteradas por conta das chuvas. Trechos da RJ-150, por exemplo, estão em meia pista no sentido Amparo.
O ônibus que segue para Bocaina não estão indo até o ponto final por conta das más condições da estrada.
Confira as linhas afetadas até a manhã desta segunda-feira, 30:
Linhas com itinerário alterado pela NovaFaol | Arte: Reprodução/NovaFaol
Para acompanhar as mudanças nos itinerários basta acessar as redes sociais da NovaFaol.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.