MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Censo 2022: mais de 50 mil casas já foram visitadas em Cabo Frio, Arraial, Búzios e Araruama

Trabalho dos recenseadores iniciou há uma semana; coleta de dados será realizada até novembro

Por Déborah Carvalho
12/08/22 - 12:19
Censo 2022: mais de 50 mil casas já foram visitadas em Cabo Frio, Arraial, Búzios e Araruama  Os 392 recenseadores fazem a coleta dos dados em Araruama, Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

A primeira semana de coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 foi de muito trabalho para os Recenseadores da Região dos Lagos do Rio.

A coordenação que administra os trabalhos nos sete municípios da Costa do Sol, incluindo Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, é feita na cidade de Cabo Frio.

De acordo com números divulgados pelo IBGE, 589 recenseadores estão nas ruas da região realizando a coleta dos dados com a missão de atualizar o Censo Demográfico.

Segundo o instituto, nos primeiros dias, cerca de 56.084 residências já foram visitadas pelos entrevistadores nas cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Araruama e Búzios.

O coordenadora do IBGE na área de Cabo Frio, Lindomar Rodrigues, falou sobre o início do recenseamento nessas cidades:

É o primeiro Censo totalmente digital e tivemos muitos ajustes, mas tudo está acontecendo da forma esperada. Essa área tem muitos condomínios e estamos criando dispositivos para facilitar a entrada dos recenseadores.

Como a Região dos Lagos concentra um grande número de casas de veraneio, muitas vezes, os donos dos imóveis não são localizados. Sendo assim, Lindomar Rodrigues explicou que a residência é visitada mais de uma vez, se ninguém for encontrado no local no momento da entrevista:

Os agentes retornam três vezes ao local. Caso o contato não seja feito, o supervisor da área vai até a residência para verificar o motivo do ocorrido.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início na segunda-feira, dia 1° de agosto, à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 em todo o país. Segundo o IBGE, até novembro, 180 mil recenseadores visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de residências. A estimativa é de que 125 milhões de pessoas sejam entrevistadas nos 5.570 municípios do Brasil.

O objetivo é fazer um levantamento do número da população, sua faixa etária, além de informações sobre características dos domicílios, raça, educação, deslocamento, mortalidade e autismo, entre outros temas.

Como identificar um recenseador

Todos os entrevistadores devem estar uniformizados, usando o colete do IBGE, responsável pela pesquisa.

O crachá de identificação também é parte fundamental do uniforme do recenseador. Ele contém o nome completo, matrícula, número do documento e um QR Code, que leva ao site do IBGE para identificação do agente.

Para confirmar e identificação do recenseador, basta digitar o número da matrícula, CPF ou identidade do entrevistador.

Além do colete e crachá, o recenseador usa boné do IBGE e Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), uma espécie de smartphone que contém o questionário do Censo.

De acordo com o instituto, para evitar desperdício, o boné poderá estar escrito Censo 2020 ou Censo 2022, porque parte do material usado agora já estava pronto em 2020, ano inicialmente previsto para a realização do Censo.

Recenseadores precisam estar uniformizadosRecenseadores precisam estar uniformizados | Foto: Reprodução/IBGE

Outra forma de conferir a identidade é pelo telefone do Centro de Apoio ao Censo (CAC): 0800 721 8181. O atendimento é feito todos os dias, das 8h às 21h30.

Questionário

Qualquer morador acima de 12 anos poderá responder as perguntas. Apenas uma pessoa responde por domicílio, para evitar duplicidade na contagem da população.

Além disso, o IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações como nome, telefone, email e CPF. Todas as informações são confidenciais e protegidas por sigilo estatístico.

Censo pode ser respondido por telefone ou internet

Os brasileiros podem escolher responder ao Censo 2022 pela internet ou por telefone. Após a visita inicial obrigatória do recenseador à casa, o morador poderá optar pelo autopreenchimento do questionário. Será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para realizar a tarefa pela internet.

O preenchimento online já tinha sido possível no Censo 2010, mas a possibilidade de responder por telefone é novidade. O CAC é responsável por atender quem quer participar do levantamento via telefone. Para isso, o morador e um atendente recebem senhas por SMS ou email que autorizam o preenchimento do questionário durante a ligação.

A central também tira dúvidas de quem prefere seguir pela internet. São 180 agentes censitários alocados na central para ajudar a sociedade, de acordo com Andrea Salvador, coordenadora do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador do IBGE:

Nossos agentes foram treinados e conhecem todos os conceitos, podendo facilitar o preenchimento do questionário.

Para evitar que o morador se esqueça de responder, e o e-ticket perca a validade, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) emitirá lembretes periódicos ao morador.

No segundo dia, a pessoa receberá um SMS e email. No quarto dia, ligação para verificar o motivo pelo qual a pessoa não começou a preencher ou, caso ela tenha começado, por que ela não continuou, se houve alguma dúvida ou se ela perdeu o e-ticket. No sexto dia, um novo contato será feito. Se o prazo de sete dias expirar, e o questionário permanecer sem resposta, o domicílio retorna aos aparelhos dos recenseadores para que possa ser realizada uma entrevista presencial.

Os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.