MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cancelamento de licitação para contratar buffet em Nova Friburgo foi recomendado por MP

Prefeitura disse no início da semana que voltou atrás da decisão após 'insatisfação de muitos friburguenses'

Por Natalia Amorim
08/04/22 - 13:21
Cancelamento de licitação para contratar buffet em Nova Friburgo foi recomendado por MP Prefeitura de Nova Friburgo desiste de contratar buffet pra atender necessidades de eventos estimados | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Executivo Municipal de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, emitiu um comunicado nas redes sociais, no início desta semana, anunciando a desistência na contratação dos serviços de alimentação para eventos e recepções promovidos pela prefeitura.

O resultado do pregão eletrônico, feito através da modalidade registro de preços foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do dia 21 do último mês. O valor total do certame ficou em R$ 296.400,00.

No resultado do processo licitatório, consta a informação de que o valor atenderia as necessidades dos eventos promovidos pela prefeitura por um período de 12 meses.

A notícia, no entanto, repercutiu mal entre os friburguenses, gerou polêmica, e chegou a resultar em uma ação popular para a suspensão do processo, impetrada pelo vereador Maicon Queiroz (PSC).

"É uma aberração, o município passar por um monte de dificuldades pós-pandemia, várias pessoas com dificuldades para comprar uma cesta básica, remédios em falta no Hospital Municipal Raul Sertã, empresários tentando se reerguer e a prefeitura querer preparar banquete para recepções políticas. Inclusive, em nossas pesquisas, pudemos averiguar que a empresa vencedora do certame está impedida de licitar pelo governo federal, justamente por não ter cumprido com as obrigações assumidas em contrato para serviços de buffet em Miguel Pereira".

O Portal Multiplix teve acesso ao parecer do Ministério Público a respeito do interesse manifestado pela prefeitura em manter relações contratuais com a empresa vencedora do certame, mesmo ciente da referência negativa para prestar o mesmo tipo de serviço em outro município do estado.

Em documento, MP aponta que empresa vencedora do certame não tinha capacidade jurídica para licitarEm documento, MP aponta que empresa vencedora do certame não tinha capacidade jurídica para licitar | Foto: Reprodução/Ministério Público

No documento, o promotor Hélder Ramos destaca:

"Tendo em vista que a empresa Efatá Comércio & Serviços Eireli, ao menos diante de uma análise preliminar e superficial dos fatos, não possui, por ora, capacidade jurídica para licitar, por ter sido punida administrativamente, merece ser suspenso o ato administrativo licitatório, parecendo-nos suficientemente demonstrado o bom direito".

Nele, ainda é mencionado o "risco de prejuízos ao erário, caso a empresa impedida de licitar não cumpra com os termos do contrato".

O Ministério Público se manifestou no sentido da concessão de tutela provisória de urgência.

A prefeitura, por sua vez, alega que a razão para o cancelamento do serviço está relacionada à “polêmica e insatisfação de muitos friburguenses em relação a contratação do serviço de buffet”.

No informe da prefeitura também é mencionado que “a contratação não gerou nenhuma despesa e nem dano aos cofres municipais e acrescenta, ainda, que o pregão realizado não continha nenhuma inconsistência legal”.

A Efatá Comércio & Serviços Eireli, empresa vencedora do certame, informou que não foi oficialmente comunicada sobre a recomendação do Ministério Público e que a direção geral irá analisar o caso para se manifestar.

A reportagem questionou a prefeitura sobre a forma como será feita a prestação de serviços de alimentação para eventos e recepções promovidos na esfera do Executivo Municipal, mas, até o momento, ainda não obteve respostas.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.