MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Apreensão de ambulância da Cruz Vermelha causa polêmica na política friburguense

Situação da ambulância gerou um áudio do presidente da Câmara xingando supostamente o secretário de Ordem e Mobilidade Urbana

Por Matheus Oliveira
29/08/18 - 18:17
Apreensão de ambulância da Cruz Vermelha causa polêmica na política friburguense Alexandre Cruz teve áudio vazado após reclamar da apreensão da ambulância da Cruz Vermelha. | Foto: Banco de Imagem

A apreensão de uma ambulância da Cruz Vermelha na última sexta-feira, dia 24 de agosto, em operação da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (SMOMU) causou polêmica na política friburguense. Isso porque o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo, Alexandre Cruz (PPS) é protagonista de um áudio encaminhado ao diretor da Cruz Vermelha do município, Luiz Cláudio, vazado nas redes sociais, na última terça-feira, dia 29 de agosto, atacando outra pessoa com palavras como “vagabundo” e “porra”. Supostamente o áudio se referia ao secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Marques Henrique.

O veículo estaria estacionado na Rua José Eugênio Muller, no Centro da cidade, quando aconteceu a apreensão. No áudio, Alexandre afirma ainda que o prefeito Renato Bravo (PP) já havia mandando liberar o veículo, mas que não havia sido atendido.

Por telefone, o presidente do Poder Legislativo afirmou que no áudio fez um desabafo como cidadão e defendeu a necessidade da ambulância circular na cidade. “Isso tudo começou na sexta-feira, meu áudio foi enviado na segunda e eu como representante do povo fui solicitado e teve um momento em que cheguei ao meu limite. Desabafei como cidadão por ver a situação não se encaminhar. Estava no extremo”, disse.

“No momento que a gente vive na cidade e no país, você rebocar uma ambulância... Se estava certo ou errado, eu não sou técnico, mas é um serviço que todos necessitam, pois é um equipamento que a gente não pode perder. Foi uma indignação e pedi desculpas para a sociedade na Câmara por ter falado um ou dois palavrões. Mas defendi aquilo que acredito.”, disse, afirmando não saber quem vazou o áudio.

O presidente da Cruz Vermelha de Nova Friburgo, Luiz Claudio revelou que a ambulância parou em um local que estaciona costumeiramente e que depois houve ordens expressas para realizar a apreensão através do assessor do secretário de Ordem e Mobilidade Urbana.

“O agente de trânsito se negou a fazer, pois o veículo estava parado no local correto. Para não fazer uma apreensão ilegal, ele colocou no laudo que a operação ocorreu por ordem do secretário. Ele arrumou um problema desnecessário, pois é uma ambulância quer serve à população, inclusive, trabalhando em eventos públicos, sem receber um real do poder municipal”, afirmou.

“Ele alegou que não era uma ambulância e mandamos ele ver no sistema que era uma ambulância. Depois, o secretário alegou que estava com IPVA atrasado por dois anos. Cometeu outro engano, pois a Autran não tem competência para apreender veículos com IPVA atrasado, função essa que é da Polícia Militar e do Detran em blitz. Ele ainda alegou que me ligou e eu me neguei a retirar a ambulância. Em momento algum, recebi contato do poder público”, disse.

O presidente da ONG afirmou que desta maneira, a ambulância segue no pátio da SMOMU e que ainda não recebeu qualquer informação sobre os próximos passos, que o veículo estava legalizado e que levava pessoas doentes para realizar tratamentos de câncer em outros municípios da região.

“No Carnaval, trabalhamos por quatro dias e fomos elogiados pelo Poder Público. E agora me arrumam esse problema”, destacou. Ele afirmou ainda que recorreu ao vereador Alexandre Cruz, que tentou interceder pela situação e acabou fazendo um desabafo. Por fim, Luiz Cláudio negou que tenha vazado o áudio.

A reportagem entrou em contato com o secretário Marques Henrique, que preferiu não se pronunciar. De acordo com nota enviada à imprensa pela Prefeitura de Nova Friburgo, no final da tarde desta quarta-feira, 29 de agosto, a ambulância teria sido apreendida pelos agentes de trânsito porque estava estacionada em desacordo com o Código Brasileiro de Trânsito. Ainda segundo o Executivo, a vaga em que o veículo estava estacionado, de fato, era destinada à ambulância, porém, apenas para o embarque e desembarque de pacientes de uma clínica médica situada em frente a ela.

Ainda de acordo com Prefeitura, a liberação da ambulância da Cruz Vermelha depende da quitação da multa aplicada para a infração e de outras anteriores, além ainda da regularização do IPVA que, segundo o Executivo, está em atraso desde 2015.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.