Concessionárias terão que monitorar qualidade da água na represa que abastece Região dos Lagos do Rio
Compromisso foi assumido após recomendação do Ministério Público Estadual

As concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba, responsáveis pelo abastecimento em Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, firmaram o compromisso de apresentar os dados de monitoramento da qualidade da água na Represa de Juturnaíba. O compromisso foi assumido após recomendação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o MPRJ, ficou garantido durante uma reunião realizada na Câmara Técnica de Monitoramento do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João que um estudo de diagnóstico será realizado e que, a partir dos dados, será elaborado um plano de monitoramento de qualidade da água da represa, com o objetivo de suavizar o processo de eutrofização do reservatório.
A eutrofização é o processo de poluição dos corpos d'água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva, ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
Ainda segundo o MP, outros compromissos foram assumidos, como projetos para intensificar o monitoramento da qualidade da água bruta captada no manancial e da água tratada. As concessionárias também vão regularizar o lançamento de informações no Portal Sisagua e adequar o Plano de Amostragem 2022 para os oito municípios da sua área de concessão.
Pedido feito em fevereiro
A recomendação do Ministério Público foi encaminhada para as empresas em fevereiro deste ano, resultado de um inquérito civil que tramita no GTT-Segurança Hídrica/MPRJ, referente ao controle das providências estratégicas que garantem a segurança hídrica na região.
Na época, moradores das cidades Região dos Lagos relataram ter sentido um cheiro forte e gosto alterado na água fornecidas. Segundo as concessionárias, esses problemas teriam sido ocasionados pela proliferação de algas cianofíceas no manancial.
A Represa de Juturnaíba abastece os municípios de Silva Jardim, Araruama, Saquarema, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.